Testes positivos para Covid passam de 8,5% para 23,6% em um mês
Índice havia caído para 3,6% no fim de março, aumentou para 8,5% no mês passado e teve novo salto, refletindo a alta de infecções em curso no país

Em apenas um mês, os testes com resultados positivos para o SARS-CoV-2, o vírus causador da Covid-19, passaram de 8,5% para 23,6%, segundo o novo levantamento do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) em parceria com os laboratórios privados Dasa, DB Molecular e HLAGyn. O índice havia caído para 3,6% no fim de março e aumentou para 8,5% no mês passado, refletindo a alta de infecções em curso no país.
No período de 30 de abril a 14 de maio, seis estados tiveram aumento de testes positivos: São Paulo (de 14% para 24%), Rio de Janeiro (de 11% para 23%), Minas Gerais (de 8% para 23%), Mato Grosso (de 6% para 19%), Goiás (de 3% para 19%) e Distrito Federal (de 3% para 11%). Os dados da pesquisa são coletados principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país (95%).
Sobre as infecções por faixa etária, os principais saltos estão entre pessoas dos 10 aos 19 anos (de 13% para 25%), dos 50 aos 59 anos (17% para 31%) e dos 70 aos 79 anos (de 13% para 29%).
A pesquisa também observou a circulação de outros vírus no período de 7 a 14 de maio e constatou que o SARS-CoV-2 é o prevalente, correspondendo a 95,9% dos resultados positivos. VSR e Influenza totalizaram 3,7% e 0,4%, respectivamente.
“A taxa de positividade do VSR se mantém acima de 17%. Esse vírus causa resfriados comuns em todas as faixas etárias e pode gerar infecções graves em crianças e idosos. Na semana de 7 a 14 de maio, 41,6% de todos os casos positivos de VSR foram detectados entre crianças de 0 a 9 anos, principal faixa etária afetada pelo vírus”, informou, em nota, o ITpS.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)