Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Sobrevivente do ebola critica campanha por vítimas da doença

“É a África, não outro planeta", disse o enfermeiro Will Pooley, que contraiu a doença durante trabalho voluntário em Serra Leoa

Por Da Redação - 10 dez 2014, 10h39

O enfermeiro britânico Will Pooley, infectado pelo ebola durante trabalho voluntário em Serra Leoa, criticou o single Do They Know It’s Christmas?, que faz parte do novo projeto da Band Aid 30 cuja finalidade é levantar fundos para ajudar vítimas da epidemia na África.

Lançada no mês passado, a canção foi composta pelo músico Bob Geldof em 1980 e regravada por artistas como Bono Vox, Chris Martin e o grupo One Direction. O single tem trechos como: “E não haverá neve na África no Natal. O melhor presente que eles receberão neste ano é a vida. Onde nada nunca cresce. Sem chuvas ou rios. Será que eles sabem que é Natal?”.

O voluntário Will Pooley, curado do ebola em Londres, decidiu voltar à África para cuidar de pacientes infectados O voluntário Will Pooley, curado do ebola em Londres, decidiu voltar à África para cuidar de pacientes infectados

O voluntário Will Pooley, curado do ebola em Londres, decidiu voltar à África para cuidar de pacientes infectados /

“É a África, não outro planeta. Na verdade, as pessoas vivem vidas normais aqui e fazem coisas normais. Esse tipo de ignorância cultural é um pouco vergonhosa”, disse Pooley à rádio britânica Radio Times. O enfermeiro recebeu tratamento em Londres em agosto e, curado, retornou ao país africano para continuar ajudando no combate ao ebola.

Leia também:

Publicidade

Adele fica fora de campanha por vítimas do ebola

Bob Geldorf respondeu à crítica em entrevista ao jornal britânico The Telegraph. “É apenas uma música pop. Relaxe”, disse. “Eu não dou a mínima às críticas. Se é uma canção pop que pode ajudar a diminuir a dor, a agonia, se eles podem morrer com um pouco mais de dignidade, então, sim, conte comigo. É muito simples.” Segundo o músico, a ação arrecadou 1 milhão de libras (cerca de 4 milhões de reais) em apenas cinco minutos.

A primeira versão de Do They Know It’s Christmas?, de 1984, teve suas vendas revertidas para combater a fome na Etiópia. A gravação contou com Bono, Sting, David Bowie, George Michael, Paul McCartney, Duran Duran e Spandau Ballett, entre outros. Foram vendidas mais de 3,7 milhões de cópias, que renderam 8 milhões de libras à época.

Confira abaixo o vídeo de Do They Know It’s Christmas?:

Publicidade

Publicidade