Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

A lua cheia pode prejudicar o seu sono?

Um estudo sueco sugere que a lua cheia ou períodos próximos a ela diminuem a qualidade e a quantidade do sono

Você se sente menos descansado em época de lua cheia? Se sim, você não está imaginando coisas. De acordo com um estudo publicado recentemente no periódico científico Current Biology, a lua cheia tende a reduzir a qualidade do sono, com uma média de 20 minutos a menos do que durante a lua nova.

“Se você perguntar às pessoas, pelo menos na Suíça, cerca de 40% relatam sentir a lua durante o sono ou culpam a lua cheia pelo sono ruim”, disse Christian Cajochen autor do estudo e pesquisador do Hospital Psiquiátrico da Universidade de Basileia na Suíça.

Os dados dessa análise provêm de um experimento feito há dez anos por Cajochen e seus colegas. Como a intenção inicial não era analisar o impacto da lua no sono, os resultados, em termos de padrões lunares, só foram publicados agora. A principal vantagem disso é que não houve qualquer tipo de preconceito do grupo nem dos pesquisadores em relação à lua. Por outro lado, existe a desvantagem do estudo não ter analisado o sono em todas as fases do ciclo da lua.

O estudo incluiu 33 voluntários saudáveis, com idade entre 20 e 74 anos. Durante o experimento, os participantes ficaram três dias e meio em um laboratório com umidade e temperatura controlada. As condições de sono também foram estritamente controladas e, como o local não tinha janela, as pessoas não conseguiam ver a lua e, como a intenção inicial do estudo não era analisar o efeito da lua no sono, na época nem os participantes nem os pesquisadores sabiam em qual fase a lua estava.

Resultados

Os resultados mostraram que a lua cheia foi associada a uma redução de 20 minutos na quantidade total de sono. Os autores concluíram também que os participantes demoraram, em média, cinco minutos a mais para cair no sono durante a lua cheia, em comparação com o período de lua nova.

O estudo concluiu ainda que, o período de sono profundo diminuiu 30% durante a lua cheia e as pessoas que dormiram no laboratório durante a lua cheia também tinham níveis mais baixos de melatonina, um hormônio importante para o ritmo circadiano que impulsiona os ciclos de dia e da noite do corpo e, portanto, a vigília e o sono.

“Temos evidências de que a distância até a lua cheia mais próxima influencia significativamente o sono humano e os níveis noturnos de melatonina quando medidos em condições laboratoriais rigorosamente controladas, onde fatores como a luz e a percepção pessoal da lua podem ser excluídos”, escreveram os autores.

Ressalvas

Entre as críticas ao estudo estão o baixo número de participantes e a falta de controle das condições de vida dos voluntários na semana anterior ao estudo. Já que seu ambiente individual pode influenciar os padrões de sono de cada um.

Embora o objetivo inicial do estudo não tenha sido descobrir se a lua cheia interfere no sono, Cajochen acredita que o cérebro humano possa ter seu próprio relógio interno que, de alguma forma, está sincronizado com a lua. Algumas espécies marinhas, por exemplo, têm seus padrões reprodutivos sincronizados com o ciclo lunar. Mas ainda não se sabe algo similar acontece com os humanos. Para que isso seja comprovado, são necessários estudos mais longos e que analisem os padrões do sono durante todas as fases da lua.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Na veja, tudo que aparece na ti-ti-ti é ciência. Brincadeira.

    Curtir