Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Planos de saúde terão que cobrir teste de zika

A medida entra em vigor no dia 6 de julho e vale para três tipos de testes

A partir do dia 6 de julho, os planos de saúde serão obrigados a cobrir três testes para diagnóstico do vírus zika. A resolução da Agência Nacional de Saúde (ANS), que regulamenta a cobertura obrigatória e a utilização de testes para diagnóstico de infecção pelo vírus, foi publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União.

Leia também:
Planos de saúde devem cobrir testes de dengue e chikungunya
Planos de saúde: saiba como garantir seus direitos

Passam a fazer parte do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde – de cobertura obrigatória pelos planos – os seguintes testes: PCR, para detecção do vírus nos primeiros dias da doença; o teste sorológico IgM, que identifica anticorpos na corrente sanguínea; e o IgG, para verificar se a pessoa já teve contato com zika em algum momento da vida.

Os exames serão de cobertura obrigatória somente para gestantes, bebês filhos de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus, bem como aos recém-nascidos com malformação congênita sugestivas de infecção pelo zika. Esses são considerados grupos prioritários para detecção do vírus por causa de sua associação com o risco de microcefalia em crianças.

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Agustinho Plucenio

    No Brasil assume-se que os leitores são completamente ignorantes. Notícias festejando que planos agora tem de fazer isso ou aquilo como se fossem presentes são ridículos. Tudo será eventualmente pago. Simples assim. Quanto mais voce exige mais voce paga. Chega-se ao ponto onde, as vezes, é melhor deixar de fora alguma coisa em troca de um preço mensal melhor.

    Curtir