Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Maconha será taxada na Califórnia

A cidade californiana de Oakland deverá ser a primeira cidade dos Estados Unidos a taxar a maconha utilizada com finalidades médicas. Cerca de 80% dos eleitores aprovaram na terça-feira a cobrança de impostos sobre a erva, cujos propriedades medicinais já eram legalizadas no estado. A medida impõe uma alíquota de 1,8% sobre a venda de maconha nas quatro farmácias licenciadas da cidade.

Segundo reportagem da rede CNN, a medida foi apontada como uma forma de “contribuir” com as finanças públicas em um “momento de necessidade”. “É importante porque a cidade de Oakland está enfrentando um déficit massivo, assim como diversas jurisdições na Califórnia”, argumentou Steve DeAngelo, proprietário de uma das farmácias licenciadas e um dos responsáveis pela campanha de aprovação do imposto.

Não houve oposição formal contra a taxação, mas houve quem manifestasse descontentamento. “A taxação de uma droga ilegal não é o que a comunidade deva aceitar”, disse Paul Chabot, da Coalizão por uma Califórnia Livre de Drogas. “Com o estado em extremas dificuldades financeiras e o país buscando formas de quitar débitos, recorrer a drogas ilegais é uma coisa totalmente errada de se fazer”, criticou.