Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Lula faz novo procedimento para aliviar dor no quadril

Presidente deve realizar cirurgia para tratar artrose na região em outubro

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 26 jul 2023, 19h07 - Publicado em 26 jul 2023, 12h32

Com diagnóstico de artrose no quadril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou novo procedimento para redução da dor local na manhã desta quarta-feira, 26, na unidade de Brasília do Hospital Sírio-Libanês. Após uma infiltração no último domingo, 23, ele foi submetido a uma denervação percutânea no quadril direito, um procedimento minimamente invasivo, indicado para o alívio da dor crônica. Lula deve ser submetido a uma cirurgia para a colocação de uma prótese na região em outubro.

Segundo a assessoria da Presidência da República, o mandatário não teve intercorrências e cumpre agenda no Palácio da Alvorada já nesta quinta-feira, 27.

No domingo, o presidente fez uma infiltração, a aplicação – guiada por equipamentos de imagem – de corticoides e analgésicos para conter a dor local. “Mas o tratamento definitivo é a cirurgia para a colocação da prótese”, explicou, na ocasião, o médico cardiologista Roberto Kalil Filho, que acompanha a saúde de Lula.

O presidente foi diagnosticado com artrose no quadril e confirmou que a cirurgia será realizada em outubro.

Continua após a publicidade

Em casos mais avançados de artrose, como é conhecida a osteoartrite – o desgaste natural das cartilagens que revestem as articulações –, as infiltrações apenas reduzem a sensação dolorosa e, com o tempo, seus efeitos se tornam menos prolongados. Por isso, é feita a indicação cirúrgica.

“No caso do presidente, a indicação é de colocação de uma prótese. É uma cirurgia maior. Tem de abrir uma parte lateral do quadril, tira-se o osso do fêmur e o do quadril. Nisso, são colocadas próteses. Ultimamente, tem-se colocado de cerâmica, que é leve e resistente, mas cada serviço tem o seu padrão”, explica o reumatologista Marco Antônio Araújo da Rocha Loures, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).

De acordo com Loures, o desgaste da cartilagem começa a ocorrer a partir dos 30 anos e está ligado a fatores genéticos, além de exercícios de impacto, obesidade, trabalhos pesados e avanço da idade.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.