Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Homem que recebeu o primeiro transplante de duas pernas no mundo é amputado

Segundo hospital espanhol, onde há dois anos a cirurgia pioneira foi realizada, o motivo da amputação não tem relação com o transplante

Por Da Redação 11 jun 2013, 11h42

O primeiro homem no mundo a ter ambas as pernas transplantadas foi submetido a uma nova cirurgia para amputar os dois membros enxertados. Em comunicado divulgado nesta terça-feira, o Hospital Público La Fe, na Espanha, onde o transplante foi realizado em julho em 2011, informou que a amputação foi necessária “devido a complicações de uma doença que não está relacionada com o transplante”.

“Para receber o tratamento adequado, ele precisou parar de tomar o tratamento imunossupressor após o transplante, já que esses medicamentos dificultam o processo de recuperação”, disse o hospital. “Nesses casos, o protocolo estabelece que, se o órgão transplantado não é um órgão vital, deve ser removido do paciente, de modo que ele possa receber um tratamento para a doença que parece ser a mais grave e urgente.”

De acordo com o hospital, o paciente não autorizou que fossem divulgadas mais informações sobre o seu estado de saúde.

O transplante das duas pernas foi realizado pelo cirurgião espanhol Pedro Cavadas. O jovem paciente, que não teve a sua identidade revelada até hoje, havia perdido as duas pernas em um acidente de carro e precisou ser amputado acima do joelho. Cavadas já havia realizado, em 2008, o primeiro transplante duplo de braço na Espanha e o segundo no mundo; e, em 2009, o primeiro transplante de rosto na Espanha.

(Com AFP)

Continua após a publicidade

Publicidade