Clique e assine a partir de 9,90/mês

Em países ricos, câncer de pulmão é mais letal em mulheres do que o de mama

A pesquisa, feita com dados de 2012, relata que o câncer de pulmão matou 290 000 mulheres nos países desenvolvidos naquele ano, ante 197 000 que morreram por câncer de mama

Por Da Redação - 5 fev 2015, 11h09

O câncer de pulmão é agora a principal causa de morte por câncer nas mulheres de países desenvolvidos, superando o de mama, que ocupou esta posição durante muito tempo, anunciaram cientistas nesta quarta-feira, em um estudo publicado no periódico CA: A Cancer Journal for Clinicians. O estudo foi conduzido por pesquisadores da American Cancer Society, em colaboração com a francesa Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (AIRC, na sigla em francês).

A pesquisa, feita com dados de 2012, relata que o câncer de pulmão matou 290 000 mulheres nos países desenvolvidos naquele ano, ante 197 000 que morreram por câncer de mama. Os cientistas destacaram que esta mudança reflete uma tendência do consumo de tabaco entre as mulheres, que ocorreu mais tardiamente em comparação com os homens, combinada com um esforço de detecção do câncer de mama nos estágios iniciais.

Leia também:

Cai mortalidade por câncer no Brasil

Estudo testa exame de sangue para detectar câncer de pulmão

O câncer de pulmão é, há várias décadas, a principal causa de morte por câncer nos homens, tanto em países desenvolvidos quanto naqueles em desenvolvimento. Nos países em desenvolvimento, o câncer de mama se mantém como a principal causa de morte entre as mulheres. Para os autores, como o hábito do tabagismo está declinando, pode-se esperar que a mortalidade por câncer de pulmão alcance um pico e comece a diminuir.

(Com Agência France-Presse)

Continua após a publicidade
Publicidade