Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Dieta do Mediterrâneo pode evitar problemas de memória

Estudo mostrou que pessoas que seguem essa dieta, rica em ômega-3, têm um risco 19% mais baixo de apresentar problemas cognitivos

Por Da Redação
30 abr 2013, 12h04

A dieta do Mediterrâneo, rica em frutas, legumes, peixes, grãos integrais, vinho e gordura saudável, como o azeite, e caracterizada pela baixa ingestão de laticínios gordurosos e carne vermelha, pode reduzir os riscos de perda de memória e outros problemas cognitivos. Foi o que revelou um estudo americano publicado nesta segunda-feira, no periódico Neurology. De acordo com a pesquisa, porém, os efeitos benéficos dessa dieta rica em ômega 3 não se estendem às pessoas com diabetes.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Adherence to a Mediterranean diet and risk of incident cognitive impairment

Onde foi divulgada: periódico Neurology

Continua após a publicidade

Quem fez: Georgios Tsivgoulis, Suzanne Judd, Abraham J. Letter, Andrei V. Alexandrov, George Howard, Fadi Nahab, Frederick W. Unverzagt, Claudia Moy, Virginia J. Howard, Brett Kissela e Virginia G. Wadley

Instituição: Universidade de Atenas, Grécia

Dados de amostragem: 17.478 afro-americanos e caucasianos com idade média de 64 anos

Continua após a publicidade

Resultado: A adesão à dieta do Mediterrâneo está relacionada à redução do risco de problemas cognitivos, mas essa relação não se aplica a pessoas com diabetes.

O estudo se baseou em informações sobre a alimentação de 17.478 afro-americanos e caucasianos com idade média de 64 anos. A adesão de cada um à dieta do Mediterrâneo foi medida em uma escada de 0 a 9. As funções cognitivas dos participantes também foram avaliadas no início do estudo e anualmente, ao longo da duração da pesquisa, que foi de, em média, quatro anos.

As pessoas que seguiram regularmente a dieta mediterrânea foram 19% menos propensas a desenvolver problemas em suas habilidades de memória e raciocínio do que aqueles que não seguiram a dieta, à exceção das pessoas com diabetes, entre as quais essa associação não foi encontrada.

Continua após a publicidade

Hábitos saudáveis – Estudos anteriores já associaram a dieta do Mediterrâneo a benefícios cardíacos e aumento da longevidade. O ômega 3, muito presente nesta tipo de alimentação, também já foi relacionado a benefícios cognitivos.

“A dieta é uma atividade importante, que pode ajudar a preservar o funcionamento cognitivo mais tarde na vida”, afirma Georgios Tsivgoulis, médico da Universidade do Alabama em Birmingham e da Universidade de Atenas, na Grécia. “No entanto, é apenas uma de várias importantes atividades de estilo de vida que podem desempenhar um papel no funcionamento mental da velhice”, acrescentou.

Tsivgoulis acrescenta que praticar exercícios, evitar a obesidade, não fumar e controlar diabetes e hipertensão também são fatores importantes para a manutenção das funções cognitivas ao longo da vida.

Continua após a publicidade

Opinião do especialista

Durval Ribas Filho

Médico nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN)

Continua após a publicidade

“A dieta do Mediterrâneo é rica em ômega 9, uma gordura monoinsaturada presente principalmente no óleo de oliva, azeitonas e castanhas, e em ômega 3, uma gordura poli-insaturada presente no óleo de peixes, como salmão e atum.

Apesar do que mostra este trabalho, diversos outros estudos científicos concluem que a ingestão de peixes de todos os tipos, de duas a três vezes por semana, promove uma diminuição de mais de 20% no risco de diabetes. Os alimentos integrais, presentes nesta dieta, também se relacionam à redução do diabetes”.

Leia também:

Falta de ômega-3 pode antecipar problemas de envelhecimento cerebral

Pesquisa confirma que dieta do Mediterrâneo protege o coração

Dieta do Mediterrâneo enriquecida com azeite de oliva pode proteger os ossos

(Com Agência France-Presse)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

O Brasil está mudando. O tempo todo.

Acompanhe por VEJA.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.