Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Descoberta pode ajudar no desenvolvimento de vacina contra a dengue

Cientistas descobriram novas pistas que podem ajudar no desenvolvimento de uma vacina eficaz contra o vírus da dengue. O estudo, publicado pela revista Science, explica ainda por que os pacientes que já contraíram a doença apresentam sintomas mais agudos se forem infectados uma segunda vez.

Para a pesquisa, cientistas britânicos e tailandeses colheram amostras de sangue de voluntários infectados e descobriram que os anticorpos produzidos em resposta ao vírus não eram muito eficazes. Ao invés de neutralizarem o vírus, eles o ajudavam a infectar mais células, que emergiam com força quando o corpo era infectado pela segunda vez.

De acordo com os pesquisares, esse fenômeno explica de maneira satisfatória por que a dengue pode ser mais forte e perigosa da segunda vez e pode guiar o desenvolvimento de vacinas para o tratamento da doença.

Gavin Screaton, do departamento de medicina da Imperial College, em Londres, coordenou o estudo. “Nossa pesquisa nos dá informações importantes do que pode ou não funcionar no combate ao vírus da dengue. Esperamos que nosso estudo ajude os cientistas a se aproximarem de uma vacina eficaz”, disse.