Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Consumo moderado de álcool pode diminuir risco de asma

“Embora o consumo de álcool excessivo possa causar problemas de saúde, os resultados do nosso estudo sugerem que a ingestão moderada pode reduzir o risco de desenvolver asma”

Sofie Lieberoth, do Hospital Bispebjerg, na Dinamarca.

O consumo de bebidas alcoólicas em quantidades moderadas pode ser capaz de reduzir o risco de asma, segundo estudo apresentado no Congresso Anual da Sociedade Respiratória Europeia. De acordo com a pesquisa, quem consome entre uma e seis unidades de álcool por semana tem maior resistência à doença. Uma taça média de vinho possui duas unidades de álcool e meio litro de cerveja corresponde a 2,5 unidades.

Foram pesquisados 19.349 irmãos gêmeos entre 12 e 41 anos. Todos os participantes responderam a um questionário no começo e no fim do estudo – a pesquisa levou oito anos para ser concluída. Os resultados mostraram um menor risco de asma no grupo que teve um consumo moderado de álcool – menos de 4% dos que beberam entre 1-6 unidades por semana desenvolveram asma. Aqueles que bebiam raramente ou nunca bebiam eram 1,4 vez mais propensos a desenvolver a condição.

Quem bebia demais também teve 1,2 vez mais chances de desenvolver a doença. A pesquisa ainda sugere que a preferência por beber cerveja foi associada a um risco aumentado de asma quando comparado com pessoas que não declararam nenhuma preferência.

Estudos anteriores já haviam insinuado uma ligação entre a ingestão excessiva de álcool e ataques de asma. Este estudo, porém, é o primeiro acompanhar o consumo de álcool e o aparecimento da asma por um longo período. “Embora o consumo de álcool excessivo possa causar problemas de saúde, os resultados do nosso estudo sugerem que a ingestão moderada pode reduzir o risco de desenvolver asma. Ao examinar os fatores associados ao desenvolvimento da asma, vamos poder entender mais sobre o que causa a doença e como preveni-la”, diz Sofie Lieberoth, do Hospital Bispebjerg, na Dinamarca.

Tire suas dúvidas sobre os benefícios da cerveja e do vinho:

  • Cerveja
  • Vinho

Júlio Vieira, médico epidemiologista do departamento de neurologia da Universidade de Columbia Vídeo Vídeo Vídeo Vídeo Vídeo Vídeo

Que benefícios a cerveja traz à saúde?

Até que quantidade a cerveja é benéfica?

Cerveja dá barriga?

Quem tem diabetes pode tomar cerveja?

Cerveja previne hipertensão?

  • Que benefícios a cerveja traz à saúde?
  • Até que quantidade a cerveja é benéfica?
  • Cerveja dá barriga?
  • Quem tem diabetes pode tomar cerveja?
  • Cerveja previne hipertensão?

Vídeo Vídeo Vídeo Vídeo

O vinho realmente melhora a circulação sanguínea?

Qual a quantidade recomendada de vinho por dia?

Quem pode tomar vinho?

  • O vinho realmente melhora a circulação sanguínea?
  • Qual a quantidade recomendada de vinho por dia?
  • Quem pode tomar vinho?

*O conteúdo destes vídeos é um serviço de informação e não pode substituir uma consulta médica. Em caso de problemas de saúde, procure um médico.