Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cepa fatal da E.coli causa mais duas mortes na Alemanha

Com novo registro, o balanço de vítimas fatais da bactéria já chega a 27

O surto provocado pela cepa fatal da bactéria E. coli causou mais duas mortes nesta quinta-feira, de acordo com informações do governo alemão. Agora, o total de vítimas fatais do microorganismo já chega a 27. Segundo o Instituto Robert Koch, que contabiliza o número de infectados e vítimas na Alemanha, 18 pessoas morreram vítimas de complicações renais e oito após a infecção pela bactéria, mas sem revelar os sintomas mais graves. Outra pessoa morreu na semana passada na Suécia, após uma viagem à Alemanha.

Na terça-feira, o Instituto Robert Koch informou pela primeira vez “uma leve queda na quantidade de novos casos”. Na quarta-feira, o governo alemão informou que o número de novos casos de infecção pela cepa fatal da bactéria E. coli caiu consideravelmente nos últimos dias. Segundo o ministro da Saúde do país, Daniel Bahr, o pior do surto “já passou”.

Ele manteve, porém, o alerta à população para que evite a ingestão de vegetais crus, sobretudo alface, pepino e tomate, para evitar novos contágios. O ministro ressaltou que, embora haja razões para se manter otimista, novas mortes e registros de infecção pela bactéria devem ser registrados nos próximos dias. A busca segue para identificar a origem da contaminação por uma cepa rara e muito virulenta da bactéria E.coli, que provoca diarreia e pode causar transtornos renais, às vezes fatais.

(Com agência France-Presse)