Cão de enfermeira com ebola é sacrificado em Madri
Segundo autoridades de saúde da Espanha, há evidências de que um cachorro pode transmitir o vírus da doença a seres humanos

O cachorro de estimação da enfermeira Teresa Romero, infectada pelo ebola em um hospital de Madri, foi sacrificado nesta quarta-feira. Autoridades da Espanha haviam anunciado ontem que o animal seria submetido à eutanásia porque evidências científicas sugerem, embora não comprovem, que existe um risco de cães transmitirem o vírus da doença a seres humanos.
A enfermeira fez parte da equipe que tratou de dois pacientes come bola no Hospital Carlos III, em Madri – ambos morreram. Ela saiu de férias no dia 26 de setembro, começou a se sentir mal no dia 30 e procurou o hospital apenas nesta segunda-feira, quando o diagnóstico da doença foi confirmado.
Como Teresa passou seis dias com sintomas do ebola e sem isolamento, existe um risco de ela ter exposto ao vírus outras pessoas, além do cachorro Excalibur, de 12 anos. O marido da enfermeira, Javier Limón, está em quarentena, mas até agora não apresentou sinais da infecção.
Leia também:
Morre o primeiro paciente diagnosticado com ebola nos EUA
A decisão de sacrificar Excalibur revoltou Limón, organizações protetoras dos animais e milhares de pessoas nas redes sociais. O marido de Teresa chegou a publicar em seu Facebook uma fotografia do cão com uma mensagem questionando as autoridades. “Acho que podemos encontrar uma solução alternativa, como colocar o cão em quarentena e observá-lo, assim como estão fazendo comigo. Ou eles deveriam me sacrificar também?”, escreveu.
Uma petição online contra a morte do cachorro recolheu 360 000 assinaturas. Além disso, pessoas contrárias à medida têm usado a hashtag #SalvemosAExcalibus para divulgar a causa nas redes sociais.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.