Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Brasil registra número recorde de transplantes

Foram realizados 21.040 procedimentos no ano passado, 47% deles em SP

Por Da Redação 16 mar 2011, 12h52

O Brasil atingiu um número recorde de transplantes no ano passado: 21.040, ante os 20.053 procedimentos realizados em 2009. Cirurgias dos chamados órgãos sólidos – coração, fígado, pulmão, rins e pâncreas – tiveram aumento de 7%, enquanto os transplantes de medula óssea cresceram 10% no período.

Apesar de positivos, os números ainda estampam as grandes disparidades regionais: São Paulo responde sozinho por 47% dos procedimentos (9.900 operações) de todo o país. A marca é quase cinco vezes maior do que a apresentada por Minas Gerais, o segundo colocado. Tocantins, Amapá e Roraima não realizaram nenhuma cirurgia do tipo.

Para tentar reduzir a diferença, o governo quer lançar um projeto de incentivo para estados onde o serviço é inexistente ou apresenta deficiências. “A ideia é fazer investimento em toda a rede. Mas daremos atenção especial a estados que têm mais deficiências”, afirma o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda.

Segundo ele, é possível aumentar de forma expressiva o número de transplantes no país, mas não é necessário que todos os estados tenham centros responsáveis pela cirurgia. “Queremos montar pólos transplantadores, que ficarão encarregados do atendimento de pacientes de determinada região”, explica.

(Com Agência Estado)

Continua após a publicidade
Publicidade