A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta segunda-feira 20, uma lista de pomadas de trançar, modelar ou fixar cabelos que estão autorizadas a voltar ao mercado. São aproximadamente 930 produtos, de cerca de 2.500 produtos regularizados inicialmente. Os que não estiverem nessa relação continuam proibidos de serem vendidos e comercializados, já que podem provocar eventos adversos graves relacionados à intoxicação ocular e cegueira temporária.
De acordo com a Anvisa, a investigação continua, embora o trabalho técnico da agência já tenha identificado a maioria dos produtos que provocam essas reações por apresentar altas concentrações de Ceteareth-20, substância utilizada em formulações cosméticas como agente emulsionante, ou seja, para misturar líquidos que não se misturam.
“Dessa forma, como medida de precaução, a Anvisa decidiu manter a interdição cautelar para os produtos que estejam nessa condição, permitindo a exclusão dessa medida cautelar e o retorno ao mercado de parte dos produtos que possuem essa substância abaixo da concentração de 20% em suas fórmulas”, informou a agência.