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Angústia: como lidar com essa sensação tão comum no fim de ano

Evitar conflitos familiares, limitar contato com as redes sociais e dormir bem estão entre as orientações dos especialistas

Por Redação Atualizado em 30 dez 2019, 11h54 - Publicado em 30 dez 2019, 11h31

Durante as festas de final de ano, muitas pessoas tiram um tempo para pensar em tudo o que aconteceu no período que está terminando e começar a fazer planos para o ano que se aproxima. Nesse momento é comum surgir uma sensação de tristeza, angustia e até depressão. Alguns porque não alcançaram algum objetivo desejado, outros pelas situações que vivenciou ao longos dos últimos 12 meses. E nesse momento, o clima festivo é mais complicado de ser encarado.

Por causa disso, o site especializado Health preparou uma lista de como lidar com os momentos que podem trazer angústia. Confira:

1. Planeje-se

Segundo especialistas, é importante focar em si mesmo durante esse período e descobrir como cuidar das suas necessidades. Para isso, é necessário criar rotinas que visam restaurar o seu ânimo e aliviar a tensão. Escolha atividades que goste de fazer, como ler um livro ou assistir uma série divertida, e coloque na sua agenda como se fosse compromisso (só que é com você mesmo!).

“Descubra as coisas pequenas que vão te ajudar a suportar os feriados de final de ano e faça delas sua prioridade”, orienta o psiquiatra John Sharp, do Beth Israel Deaconess Medical Center, nos Estados Unidos. 

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