Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Quatro evidências de que o mercado pet não sentiu os efeitos da crise

O setor voltado aos animais domésticos está em expansão

Por Da Redação Atualizado em 4 jun 2024, 15h18 - Publicado em 18 set 2020, 06h00

– Um novo bilionário
O início da carreira empreendedora de Sergio Zimerman foi com o pé esquerdo: ele faliu uma distribuidora de bebidas e, no período de vacas magras, trabalhou até de palhaço em festas infantis para se manter. Fundou a primeira Petz em 2002 (hoje a rede possui mais de 100 pontos de vendas no Brasil), depois de ter sido ignorado ao tentar montar uma loja daquela que hoje é sua principal concorrente no mercado de produtos para animais de estimação, a Cobasi. Recentemente, tornou-se o mais novo bilionário do país com a bem-sucedida abertura do capital de sua rede. O IPO movimentou mais de 3 bilhões de reais, e Zimerman detém 35% de participação no negócio, fatia avaliada em 1,7 bilhão de reais.

– Atrás apenas dos Estados Unidos
Os consumidores americanos têm um peso enorme no mercado pet, respondendo por 50% das vendas, de acordo com um levantamento recente da Euromonitor International. Mas o desempenho do Brasil chama atenção: o país está em segundo lugar, com 6,4% de participação global, acima pela primeira vez do Reino Unido (6,1%).

– Sem perdas na pandemia
Enquanto a maioria dos setores amarga perdas recorde com a pandemia, o universo pet conseguiu a façanha de se manter estável em meio à crise. A expectativa da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) é que o segmento fature em 2020 cerca de 36 bilhões de reais, cifra próxima à registrada em 2019.

Continua após a publicidade

– A explosão do e-commerce
Entre 2017 e 2020, as vendas on-line no setor pet triplicaram no Brasil. Durante a pandemia, muitos clientes sumiram das lojas, mas o movimento no e-commerce explodiu (no caso da Petz, mais que dobrou no período).

Publicado em VEJA de 23 de setembro de 2020, edição nº 2705

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.