PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Silvio Almeida teria exonerado secretário após reunião com Janja

Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania teria ficado com ciúme de secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

Por Gustavo Silva Atualizado em 12 Maio 2023, 10h28 - Publicado em 8 Maio 2023, 16h02

Um encontro da primeira-dama Janja com o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente teria sido o estopim para a exoneração do advogado Ariel Castro Alves à frente do cargo. A ocasião, do início de abril, foi ideia de Janja, que tratou diretamente com o gabinete do secretário para marcar a reunião.

Segundo fonte do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, ministro da pasta, participou do debate a convite de Alves, mas não escondeu seu descontentamento. Almeida teria lido a reunião como um ato de insubordinação do advogado, que estaria buscando protagonismo dentro do ministério. Na exoneração do secretário, na última quinta-feira 4, a versão do MDHC era de que foi “necessário ajuste administrativo com base nos objetivos e estratégias”.

Os atritos entre o ministro e seu secretário teriam começado por divergências sobre o papel da secretaria no governo. Segundo um funcionário, Almeida relegava a secretaria a um papel secundário, atendendo somente ao seu assessoramento. Incomodado com a procura da imprensa, que buscava Alves para comentar sobre os recentes ataques a escolas, Almeida desautorizou entrevistas cedidas pelo secretário. Além disso, Alves foi barrado de reuniões da pasta que tratavam assuntos pertinentes à sua secretaria, como o enfrentamento na violência dentro das escolas e a orfandade decorrente da Covid-19.

A exoneração saiu no Diário Oficial no mesmo dia em que houve o lançamento da campanha do governo Lula do mês de conscientização contra o abuso e exploração sexual infantil. Ariel passou 100 dias no cargo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.