PF põe delatores do petrolão frente a frente no Paraná

A Polícia Federal no Paraná começou, por volta das 10 horas desta segunda-feira, uma acareação entre o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef para tentar esclarecer conflitos de versões sobre a participação da ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney (PMDB) e do ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci (PT) no escândalo do petrolão. De acordo com depoimento de delação premiada de Paulo Roberto Costa, Roseana recebeu 2 milhões de reais desviados do esquema de fraude na Petrobras para a campanha eleitoral de 2010, após pedido do então ministro de Minas e Energia e atual senador Edison Lobão (PMDB). No caso de Palocci, Costa afirmou que, em 2010, Youssef intermediou, em nome do ex-ministro, propina de 2 milhões de reais para a campanha de Dilma. Os valores deveriam ser retirados da propina de 2% cobrada pelo Partido Progressista (PP) em contratos com a Petrobras. Nos dois casos, porém, Alberto Youssef nega que tenha articulado o repasse dos recursos, embora diga que é possível que Roseana e Palocci tenham sido beneficiados por meio dos serviços de outro doleiro. (Laryssa Borges, de Curitiba)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.