Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

PF investiga publicações com ameaças a Sergio Moro no Twitter

Apuração corre em sigilo. Juiz Marcelo Bretas, da Lava Jato no Rio, reuniu oito postagens que falam em 'matar' Moro e publicou em sua conta na rede social

A Polícia Federal no Paraná investiga ameaças ao juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato em primeira instância, feitas após ele não acatar a ordem de soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinada pelo desembargador Rogério Favreto, plantonista do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), no domingo 8. Uma série de publicações no Twitter hostilizam e buscam intimidar o magistrado. As investigações da PF correm em sigilo, em procedimento já aberto anteriormente.

O juiz federal Marcelo Bretas, à frente da Lava Jato no Rio de Janeiro, reuniu oito dessas ameaças e publicou em sua conta na rede social. Todas as postagens foram publicadas no domingo, quando Favreto determinou a soltura de Lula e teve a decisão derrubada pelo presidente do TRF4. O desembargador foi filiado ao PT por dezenove anos e ocupou cargos nos governos petistas.

Todos os perfis compilados por Bretas falam sobre “matar o Moro”. “Não é possível q o PT não tenha um assassino de aluguel pra matar o Sérgio Moro”, afirma um deles. “Alguém precisa matar o Sérgio Moro”, diz outro.

“O que dizer sobre essas mensagens abaixo? A Justiça Brasileira não pode ser usada como instrumento de disputas políticas. Ao contrário, deve ser incondicionalmente respeitada”, tuitou Marcelo Bretas.

Não é a primeira vez que Sergio Moro sofre ameaças. Desde 2016 ele é acompanhado em seus deslocamentos por uma escolta armada, formada por agentes de segurança judiciária da Justiça Federal do Paraná e da PF. Naquele ano, a PF investigou ameaças semelhantes feitas na internet, que pregavam atos de violência contra o juiz. Desde então, ele passou a se locomover em carro blindado.

Há dez anos, quando condenou o traficante carioca Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, o magistrado também viveu sob proteção de agentes federais e policiais civis.

Nesta terça-feira 10, os juízes federais, por meio de sua principal entidade, a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), defenderam a “independência judicial”. O texto não cita nominalmente Lula, mas se refere inteiramente ao imbróglio do último domingo.

A Ajufe afirma que a atuação da Justiça Federal em processos criminais que envolvem agentes públicos ou políticos acusados de corrupção “é isenta e imparcial, não havendo razão para se estranhar decisões que condenem e prendam pessoas consideradas culpadas, independentemente do poder ou condição econômica e social”.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Só surdo e cego não percebe que essa destilação de ódio começa no parlamento brasileiro e vai até ruas passando pelas redes sociais, todos originados de militantes esquerdopatas e que hipocritamente vão para a TV reivindicar que se acabe com o ódio. Eles são, de fato, a própria encarnação do mal sobre esta terra: mentir, roubar, matar e destruir.

    Curtir

  2. sinesio gimene

    vontade de matar nao esta faltando , com os exemplos que tem ocorrido ultimamente , esta sobrando , principalemnte que a justiça esta cheio de bandidos, e quem sao justos , os bandidos nao gostam eles já sao bandidos mesmo e o que mudaria se matassem um justo , nada o Brasil já esta em bancarrota mesmo, estamos descobrindo que temos um stf aparelhado um tr4 meio aparelhado e quantos mais estao? temos sim que acabar com o aparelhamento ideológico do estado , enquanto este marginais etiverem na justiça os membros da ceita vao achar que o certo é errado e o errado é certo

    Curtir

  3. Osmar Serrragem

    O Crime de Ameaça, especialmente (mas não apenas…) contra um Juiz Federal, pela Internet, não é menos grave do que os crimes de Racismo, Discriminação de Gênero ou Pedofilia. Que a #policiafederal aja! E prontamente! E o que a população espera.

    Curtir

  4. Será se a PF também irá investigar as ameaças sofridas e anunciadas pelo desembargador Rogério Favreto ou só serve para o queridinho da imprensa…

    Curtir

  5. E PRECISA?

    Curtir

  6. severiano filho

    O Juiz precisa mudar seu nome para Sérgio Moro Brasil. Cara decente e corajoso. Causa inveja no apequenado Parlamento brasileiro.

    Curtir

  7. severiano filho

    Um cara determinado esse Juiz! Causa inveja no nosso confuso e muitas vezes covarde Judiciário brasileiro.

    Curtir

  8. Daniel Pedrosa

    O MST e o PT nem eram pra existir depois de tudo que se foi descoberto. Se existem é porque há muita amarração dos parlamentares com os crimes praticados por essas duas entidades.

    Curtir

  9. Daniel Pedrosa

    O inferno se abriu no Brasil quando surgiu o PT e o MST. Agora esses demônios estão por toda parte.

    Curtir

  10. Mas,claro que querem matar nosso Herói..Bom,e eu não preciso dizer quem esta fazendo estas ameaças..Os brasileiros de bem saberão do quem estou falando.

    Curtir