Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Perto da prisão, Lula fala como candidato: ‘Posso consertar país’

Em entrevista à Rádio Cultura Foz, o petista criticou a condução de seu processo e elencou propostas para o país

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu na manhã desta terça-feira uma entrevista à rádio paranaense Cultura Foz, na qual voltou a criticar o processo que pode lhe levar à cadeia. Para reforçar a ideia de que tem sido vítima de uma perseguição política, Lula afirmou que se considera ”um inocente condenado”.

Sobre o caso do tríplex no Guarujá (SP), o petista afirmou que foi punido com base em mentiras e voltou a criticar o juiz federal Sergio Moro, responsável pela sua condenação na primeira instância – confirmada depois pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). “Eu avisei o Moro que ele não tinha como me absolver, depois de tantas mentiras”, disse.

Candidato

Lula afirmou ainda que a ação busca impedir sua candidatura à Presidência da República. E, mesmo com a iminente prisão, manteve o discurso de candidato: ”Quero ter a chance de poder provar que posso consertar esse país”. Em seguida, o petista elencou suas propostas eleitorais. ”O problema no Brasil não é só econômico, é também de credibilidade. Vamos fazer a caravana, ir conversar com o povo. Inclusive vamos encontrar o Pepe Mujica na fronteira com o Uruguai para conversar sobre a integração latino-americana”, relatou. 

Em outro momento, voltou a citar as caravanas, um símbolo da militância petista. “Vou visitar as universidades e escolas técnicas para encontrar as pessoas que sonham em construir o Brasil. A caravana tem esse sentido, fazer as pessoas voltarem a acreditar no Brasil”, disse. A questão da militância foi citada novamente, quando fez referências à presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann. ”O que eu tenho dito para a Gleisi é: levantar e brigar. Porque temos muito a fazer”, complementou. 

O que falta para a prisão?

Após ter sido condenado por Moro a nove anos e meio de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Lula teve sua pena aumentada pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para 12 anos e um mês. Condenado por unanimidade, o petista tem direito apenas aos embargos de declaração – que não têm capacidade de alterar o resultado de julgamento no caso do tríplex do Guarujá (SP). A análise do recurso não tem data marcada, mas a cúpula do PT vê possibilidade de que a prisão ocorra antes da Páscoa

Além disso, a 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça negou ao petista o pedido de habeas corpus preventivo, o que impede que o ex-presidente recorra da decisão em liberdade. Com isso, resta ao ex-presidente recorrer às cortes superiores, como o Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta quarta-feira, a presidente Cármen Lúcia receberá o advogado de Lula, Sepúlveda Pertence em audiência solicitada pela defesa, que se esforça para tentar marcar o julgamento do recurso. 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Ataíde Jorge de Oliveira

    😮 PAÏxxxãO_2-em-1:
    BE$$IA$+Barrabä$ 😮

    Curtir

  2. Acabo de voltar do Uruguai, e pessoas de bem, comentam por lá, que o Uruguai está mal, próximo de como está a Venezuela. E que a causa de tudo isso foi a instalação de sucessivos governos esquerdistas, tipo Pepe Mujica, que trouxeram a maioria do povo para a pobreza. E aí, o demônio chamado Lula promete consertar o Brasil (que ele ajudou a quebrar), fazendo aliança com Mujica. Esse cara tá delirando

    Curtir

  3. Wanderley Ferrari

    Consertar o país. Foi exatamente esse ladrão e a ladra analfabeta que acabaram com o Brasil.
    O que ele quer é salvar o proprio rabo.

    Curtir

  4. Milton Tokarz

    O Lula fala que ele pode consertar o Brasil; mas foi sob a sua gestão, e de sua pupila e sucessora, que o Brasil quebrou.
    O governo Temer, que considero ruim, vem até corrigindo alguns pontos, especialmente na economia.

    Curtir

  5. Odilon Moreira

    o covarde amarelão sabe que sua hora está chegando e está se borrando de medo de pagar pelas suas mazelas , medo de assumir a responsabilidade por seus atos de banditismo .

    Curtir

  6. Lula é o espião que veio do frio.Preso ou solto ele se acabou junto com toda a bandidagem. O MST e o MTST acabaram com a possibilidade de se criar movimentos sociais sérios.Mataram as ACIPs.

    Curtir

  7. alfredo lucio saback soares de quadros

    ele quer se passar por louco. é o maior mentiroso e corrupto do país. tem-se noticiado que o resultado do embargo pode sair amanhã, 14/3. tomara ;para acabar com essas pressões de garantistas da impunidade.
    hummmm. encontrar com o mujica na fronteira ??????? sei não. penso que a pf deve já reforçar a fronteira. há tempos foi noticiado que o nine tem uma mansão no uruguai.
    disse que não fugiria, mas desde que contou a primeira mentira na sua carreira de sindicalista, nunca mais parou de mentir para justificar a mentira anterior.
    aguardo vê-lo num modelito sergio cabral indo para coritiba.

    Curtir

  8. Teria que ser inventado um método de punição para essa cara. Os atuais não estão ao dano causado a sociedade. Quantas pessoas estão e estão morrendo nas filas dos hospitais por muito tempo.

    Curtir

  9. Amauri Angelino

    Em nome de seu salvo conduto tentou ser ministro, agora tenta ser presidente… meu medo é que, se não conseguir, Lula tente ser Deus. Embora para alguns já o seja.

    Curtir

  10. Rogerio Loureiro Dias

    Tenham certeza que esse pilantra vai fugir. Nunca foi homem e não será agora!!!

    Curtir