Clique e assine com até 92% de desconto

Paes firma acordo com a União para pagar dívida do Rio

Congresso precisará aprovar uma regra que se estenda a todos os Estados e municípios do país, destacou o prefeito

Por Da Redação 31 mar 2015, 14h17

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), informou, nesta terça-feira, que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, aceitou a proposta levada pela prefeitura de depositar em juízo as parcelas da dívida do município com o valor atual e depois receber de volta o que foi pago a mais ao governo. Ele destacou que o Congresso precisará aprovar uma regra que tenha validade para todos os Estados e municípios. Na opinião do prefeito, o acordo judicial com a União sobre o pagamento de dívida vem depois da “crise política desnecessária” e que “não precisava desse estresse”.

Com esse acordo, o governo adiará a regulamentação da lei que criou o novo indexador para as dívidas de Estados e municípios com a União. “Essa proposta foi levada por mim na segunda-feira da semana passada durante um jantar (com Levy) na casa do vice-presidente Michel Temer. Passamos uma semana em uma crise política desnecessária para depois aceitarem o que foi proposto no jantar. Vamos fazer um acordo nos autos do processo. Aguardo como será encaminhado no Senado e na Câmara porque não é uma questão só do Rio”, afirmou o prefeito.

Paes disse ter sido “tremendamente constrangedor” entrar na Justiça contra o governo Dilma. Reiterou, porém, que não aceitava continuar pagando “juros de agiota” cobrados pelo governo. “Não precisava desse estresse. A gente precisa conversar”, afirmou o prefeito sobre a resistência inicial da ministro da Fazenda em aceitar a proposta. Paes falou nessa segunda com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT). “Ele disse que gostou da solução”, afirmou o prefeito carioca.

Leia também:

Dilma diz que não há ‘espaço fiscal’ para regulamentar novo indexador de dívidas

Câmara aprova projeto que força Dilma a reduzir dívida dos Estados

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade
Publicidade