Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

‘Ninguém vai se arriscar a desafiar a democracia no Brasil’, diz Toffoli

Presidente do STF afirma que o Poder Judiciário está pronto para defender as regras do processo eleitoral e a legitimidade de quem sair vitorioso das urnas

Por Reuters Atualizado em 25 set 2018, 19h29 - Publicado em 25 set 2018, 19h09

O presidente da República em exercício, Dias Toffoli, atual presidente do Supremo Tribunal Federal, afirmou nesta terça-feira 25 que ninguém vai desafiar a democracia no Brasil nas eleições deste ano e que  o Poder Judiciário está atento para defendê-la.

“Eu tenho certeza que todos os candidatos que hoje estão colocados para a disputa do primeiro turno têm clareza de que o respeito às regras do jogo faz parte da possibilidade de uma vitória em um eventual segundo turno”, disse. “Ninguém vai se arriscar a desafiar a democracia no Brasil”, afirmou, em entrevista no Palácio do Planalto.

Recém-empossado no comando do Supremo com o discurso do diálogo e respeito entre os Poderes, Toffoli defendeu a tese de que, seja quem for, o vencedor da eleição presidencial terá de conversar com todos – os Poderes da República, sociedade civil organizada, órgãos de controle e outros. “Não tem outra situação possível. Seja quem for o presidente da República que vier a ser eleito pelo batismo das urnas, ele saberá ser crismado na pluralidade.”

Toffoli disse ver com naturalidade a polarização do processo eleitoral, mas sustentou que, uma vez realizadas as eleições, o resultado das urnas tem de ser respeitado. “Polarizações são visões de mundo em que a maioria decide. E, uma vez decidido, o que há a fazer? Respeitar a decisão da maioria. Dentro da Constituição, dentro da lei. É isso que nós temos que fazer”, declarou. “Seja quem for o eleito, nós devemos respeitar a vontade popular.”

(Com Reuters)

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.