Mesmo preso, Delcídio continua recebendo salário

Com a prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira, o senador Delcídio Amaral (PT-MS) entrou em licença automática, mas por enquanto vai manter o salário de pouco mais de 33.000 reais mensais. A licença está prevista no Regimento Interno do Senado e garante que o parlamentar não perca o mandato por excesso de faltas às sessões de votação. Depois do período de 120 dias, a Secretaria Geral da Mesa informou que o Senado deve convocar o suplente Pedro Chaves (PSC).
Partidos de oposição se articulam para apresentar na terça-feira da semana que vem representação com pedido de cassação do petista no Conselho de Ética, caso a Mesa Diretora do Senado não encaminhe solicitação semelhante até segunda. Nos bastidores, senadores admitem que a proximidade do recesso parlamentar deve levar o adiamento da decisão sobre o pedido de cassação do congressista no Conselho de Ética só para depois do Carnaval.
A Polícia Federal prendeu nesta quarta o senador, após autorização do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), por suspeitas de que ele estivesse obstruindo as investigações sobre o escândalo do petrolão. Também foram presos o banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, e Diogo Ferreira, chefe de gabinete do petista. O advogado Edson Ribeiro, alvo de mandado de prisão, teve o nome inscrito no alerta vermelho da Interpol. (Laryssa Borges, de Brasília)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.