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Marginal Pinheiros tem novo trecho de faixa de ônibus

Com a inauguração do último trecho, via passa a ter 21 quilômetros de faixas exclusivas para coletivos

Começa a funcionar nesta segunda-feira o terceiro e último trecho da faixa exclusiva de ônibus da Marginal Pinheiros. O trajeto de 7,4 quilômetros de extensão fica na Avenida das Nações Unidas, sentido Castelo Branco, entre a Avenida Mário Lopes Leão e a Ponte Engenheiro Ary Torres. O horário de funcionamento é das 6h às 9h e das 17h às 20h.

Ao todo, com a inauguração do último trecho, serão 21 quilômetros de faixas exclusivas na Marginal Pinheiros: são 11,6 quilômetros de percurso no sentido Castelo Branco e 9,4 quilômetros na direção a Interlagos.

Segundo o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, no horário de pico, a via recebe 98 ônibus por hora no sentido Castelo Branco e sessenta ônibus por hora na direção contrária. De acordo com Tatto, o objetivo é que a velocidade média dos coletivos na via passe de 14 km/h para 25 km/h.

Por enquanto, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) não está aplicando multas em quem invade a faixa. A companhia afirma que está em fase educativa. A punição começará a acontecer quando “os usuários estiverem adaptados”, afirma a CET. A multa para a infração será de 53,20 reais, além da perda de três pontos na carteira de habilitação. Na Marginal do Tietê, onde as faixas exclusivas foram criadas em 16 de junho, as multas começaram no dia 24.

A faixa na marginal faz parte da operação denominada “Dá Licença Para o Ônibus”, da Prefeitura de São Paulo. Além dos 150 quilômetros de corredores, o prefeito Fernando Haddad afirma que vai criar faixas de ônibus em todas as grandes avenidas da cidade. Politicamente, a operação é uma resposta às manifestações que cobram melhoria na mobilidade urbana.

No dia 22, as Ruas Brigadeiro Gavião Peixoto e Ibitirama vão ganhar a segregação para ônibus. Três dias depois, será a vez do corredor formado pelas Avenidas Tiradentes, Santos Dumont e Prestes Maia.

Até agosto, a Prefeitura pretende lançar um total de 60 km de faixas exclusivas. A que tem criado mais controvérsias é a da Avenida 23 de Maio, com 8,7 quilômetros e inauguração marcada para 5 de agosto.

(Com Estadão Conteúdo)