Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Jorge Viana será um dos relatores do Código no Senado

Aliado de Marina Silva é escolhido para dar formato ao texto na Comissão de Meio Ambiente. Proposta ainda depende de análise da CCJ e do plenário

Por Gabriel Castro 31 Maio 2011, 17h06

O senador Jorge Viana (PT-AC) será o relator do Código Florestal na Comissão de Meio Ambiente do Senado. O nome dele foi confirmado pelo presidente da comissão, Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que era o primeiro cotado para ocupar o posto mas abriu mão da prerrogativa.

Viana é do grupo político da ex-senadora Marina Silva e tem ligação com a causa ambiental. Dessa forma, a expectativa é de que o embate com os ruralistas repita no Senado a dinâmica que atrasou o debate na Câmara. O governo tem interesse em alterar itens do projeto, como a suspensão de multas a desmatadores e a possibilidade de que os estados legislem sobre a regularização ambiental de agricultores que ocupam margens de rios.

“Entendo que o Senador Jorge Viana é um Senador experiente. Foi governador do seu estado duas vezes, desenvolveu projetos importantes que aliam o desenvolvimento da agricultura com a preservação ambiental, é um homem de diálogo, que representa um estado importante na luta política pelas questões ambientais e é do partido da presidente da República”, afirmou Rollemberg em plenário, ao anunciar a escolha de Jorge Viana.

Outro nome cogitado para relatar o projeto é o do senador Luiz Henrique (PMDB-SC), quedeve ser o responsável pela formatação no texto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O parlamentar é tido como favorável aos ruralistas, o que cria algumas resistências dentro do governo. Além disso, Luiz Henrique apoiou o candidato José Serra à Presidência, contra a petista Dilma Rousseff.

Quando o texto chegar a plenário, um dos relatórios das comissões deve prevalecer e se transformar na base do projeto a ser votado.

Saiba quais foram as mudanças no Código Florestal Brasileiro aprovadas na Câmara dos Deputados no dia 24 de maio:

Continua após a publicidade
Publicidade