Último mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Governo de Minas abre seleção para preencher 565 cargos no estado

Inscrições estarão abertas a partir da próxima segunda para vagas com salários de até R$ 20 mil; apesar de processo, governo admite indicações políticas

Por Guilherme Venaglia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 mar 2019, 09h33 - Publicado em 9 mar 2019, 09h30

Levando adiante o discurso de “profissionalizar” a gestão pública no estado, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou na sexta-feira 8, o programa “Transforma Minas“, para selecionar ocupantes de cargos em comissão por meio de um processo seletivo.

“Não só vamos garantir a escolha dos melhores profissionais para postos de liderança e gerência no governo, como vamos dar mais transparência às decisões e desenvolver um modelo diferente de gestão pública, baseado nos resultados e na contínua prestação de contas à sociedade”, afirmou Zema. Não se trata de concurso público e as etapas devem envolver análise curricular e entrevistas.

Apesar da argumentação do argumento do secretário de Planejamento, Otto Levy, de que o projeto se baseia em “critérios objetivos de meritocracia”, a gestão mineira, no entanto, não descarta a manutenção da influência política dos deputados estaduais. A expectativa é que para algumas vagas o processo seja um filtro e os parlamentares sejam ouvidos para escolher entre finalistas.

Ao menos nas superintendências regionais de Saúde e Educação, importantes para os deputados em seus redutos eleitorais, Zema já confirmou que a indicação política vai pesar. “Não podemos ser dogmáticos”, disse o governador no mês passado.

Vagas

Não há um número exatamente fechado de vagas que serão oferecidas, mas o secretário de Planejamento, Otto Levy, estima que seja de, aproximadamente, 565 postos – cerca de 300 na administração direta e outros 200 nas empresas públicas. As exigências para inscrição vão variar das necessidades de cada vaga e os salários, segundo Levy, irão de 7.000 a 20.000 reais.

As inscrições estarão abertas a partir da próxima segunda-feira, 11, pelo site Transforma Minas. Por meio de um acordo de cooperação técnica, todos os custos do processo seletivo, segundo o Governo de Minas, serão custeados por uma aliança formada por quatro instituições do terceiro setor: Fundação Lemann, Fundação Brava, Instituto Humanize e Instituto República. O Vetor Brasil será parceiro na idealização de execução de algumas etapas da seleção.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.