Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Felipe Santa Cruz é ameaçado em rede social, e OAB pede investigação à PF

Usuário do Facebook disse que advogado, pivô de polêmica com Bolsonaro, se acha um 'semideus' por ter carro blindado, mas citou armamento capaz de atingi-lo

Por André Siqueira Atualizado em 2 ago 2019, 18h26 - Publicado em 2 ago 2019, 17h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, discursa durante sua cerimônia de posse
    O presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, que foi ameaçado em rede social (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

    A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) protocolou na segunda-feira 29 na Polícia Federal duas notícias-crime denunciando ameaças, ofensas e fraude contra o presidente da entidade, Felipe Santa Cruz. Em uma publicação no Facebook, um usuário, que se apresenta como Breno Freire, disse que o advogado “não passa de um comunista igual seu pai (Fernando Santa Cruz)” e que se acha “um semideus” por “andar de carro blindado”, mas emenda: “Não se esqueça que existe .50BMG (munição de rifle) e explosivo C-4 (de uso bélico)”.

    Publicidade

    No pedido, a OAB solicita a abertura de inquérito policial para averiguar os fatos e, se constatada a prática de ilícito penal, o envio dos autos ao Ministério Público. “O presidente Felipe Santa Cruz confia que a Polícia Federal fará toda a investigação necessária para elucidar os casos”, diz a nota.

    Publicidade

    Também na segunda-feira 29, o presidente da OAB esteve no epicentro de uma polêmica com o presidente Jair Bolsonaro, que disse que poderia “contar a verdade” sobre Fernando Santa Cruz, desaparecido durante a ditadura militar. Após a repercussão ruim de sua declaração, fez uma transmissão ao vivo no Facebook para dizer que o pai do advogado teria sido morto pelos próprios companheiros da APLM (Aliança Popular Marxista-Leninista) — documentos oficiais, no entanto, reconhecem que Fernando foi vítima de “morte violenta” promovida pelo Estado.

    Figuras políticas e entidades jurídicas reagiram à fala de Bolsonaro. Reportagem de VEJA mostra as consequências do destempero do presidente. O governador de São Paulo, João Doria, disse que a manifestação do chefe do Executivo era “inaceitável”. Líder do PT na Câmara, o deputado federal Paulo Pimenta (RS) cobrou um posicionamento do Supremo Tribunal Federal, do Ministério Público Federal e dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre. Felipe Santa Cruz, por sua vez, afirmou que Bolsonaro demonstrou “crueldade” e “falta de empatia”.

    Santa Cruz foi ao STF cobrar esclarecimentos de Bolsonaro. Na quinta-feira 1º, o ministro Luís Roberto Barroso, relator do pedido, deu o prazo de 15 dias para que o presidente, se quiser, se manifeste. Na manhã desta sexta-feira, 2, Bolsonaro afirmou que não ofendeu ninguém com sua declaração. “O que eu falei de mais? Que eu tive conhecimento na época. Eu ofendi o pai dele? Não ofendi”, declarou.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.