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Empresas de ônibus de SP receberam mais de 70 mil multas em 2012

Penalidades foram aplicadas por causa de problemas com o serviço; descumprimento de horários lidera lista

Por Da Redação
28 jun 2013, 10h39
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  • A má qualidade do serviço prestado aos usuários do transporte público levou a Prefeitura de São Paulo a aplicar nos primeiros cinco meses do ano mais de 74.000 multas às empresas e às cooperativas que exploram o setor. As falhas provocaram descontos de 29 milhões de reais nos repasses dos contratos firmados pelo governo até agora. Mas, apesar de parecer alto, o número de penalidades representa 0,37% do total de viagens feitas em dias úteis no período. Na prática, apenas 1 a cada 270 partidas sofre algum tipo de penalização.

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    Segundo a empresa municipal São Paulo Transporte (SPTrans), o ranking deste ano aponta o descumprimento do número de partidas programadas como a principal falha. Foram 13.668 multas por irregularidades nos horários. Outras 10.199 punições estão relacionadas a atrasos no intervalo das viagens. Alterar a programação estabelecida para veículos adaptados a pessoas com deficiência também rendeu 6.753 multas de janeiro a maio.

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    O levantamento ainda mostra que motoristas que dirigem falando ao celular foram responsáveis por pelo menos 3.982 punições neste ano. A lista das cinco principais falhas do sistema é completada pela circulação de ônibus sem cobrador ou auxiliar, responsável por outras 2.667 penalidades.

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    As linhas operadas por cooperativas da zona sul da cidade são as mais problemáticas, seguidas pelas linhas comandadas pelo consórcio da zona leste, de acordo com o levantamento. Ao todo, a cidade tem 1.300 linhas de ônibus, que transportam 6 milhões de pessoas por dia e são fiscalizadas por 705 agentes.

    Com a elaboração de novo edital, a SPTrans espera punir com mais rigor a principal falha do sistema: o descumprimento de partidas. A ideia, que será debatida com a sociedade, é descontar as falhas automaticamente das empresas, a partir de um porcentual estabelecido em contrato. A mudança evitaria os recursos, que chegam a durar anos

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