Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

É possível reconciliar e pacificar o país após a eleição, diz Tarso Genro

Ex-governador gaúcho avalia que a disputa presidencial se dá entre o fascismo e 'formas democráticas de governar e conviver'

Por Victoria Bechara Atualizado em 30 out 2022, 16h32 - Publicado em 29 out 2022, 13h38

O ex-governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro (PT) avalia que a eleição do próximo domingo, 30, não é uma disputa comum entre duas ideologias no mesmo espaço político. “A disputa é entre fascismo e formas democráticas de governar e conviver”, sustenta. 

O petista afirma que a polarização extrema que se vê hoje no país é fruto da ascensão do bolsonarismo que, para ele, chegou ao poder em um período de cansaço da democracia liberal em todo o mundo. Genro, no entanto, acredita ser possível reconciliar e pacificar o país. Para isso, ele defende que o próximo presidente faça “uma concertação política estratégica” baseada em três pontos.  

“Para uma coesão social interna mínima é necessária uma política externa acordada na América do Sul, que compreenda as necessidades e características nacionais de cada país; programas emergenciais de combate à fome e à deserção social; e uma relação federativa inovadora, tendo como ponto de partida a questão da segurança pública”, opina o ex-governador. 

Tarso Genro foi um dos quadros do PT a assinar uma nota de apoio à eleição de Eduardo Leite (PSDB) para o governo do estado. O partido defendeu “voto crítico” no tucano para tentar derrotar o candidato bolsonarista, o ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL). “Certamente vamos ser oposição ao governo de Leite, como fomos no seu primeiro mandato. Mas basta que ele seja democrático, dialógico e se esquive de adotar métodos fascistas de governar, como certamente ocorreria num governo Onyx”, disse.

Confira a apuração do resultado do segundo turno das eleições 2022

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.