Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dnit libera meia pista da Rio-Santos

A Rodovia Rio-Santos foi liberada em meia pista na tarde desta terça-feira depois que técnicos do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) conseguiram quebrar uma parte da rocha de 80 toneladas que rolou da encosta. O deslizamento ocorreu na altura do Km 455,5, em Conceição do Jacareí, e impedia a passagem de veículos nos dois sentidos da estrada desde a madrugada desta terça-feira.

Desde as 14h, a estrada está operando em sistema �pare e siga�, o que ameniza os transtornos para as cidades do Sul Fluminense, que utilizam a BR-101 como caminho mais rápido de acesso ao Rio e aos municípios da Região Metropolitana.

Técnicos do DNIT avaliam a necessidade de implosão do que sobrou da rocha. As equipes também avaliam se o uso de explosivos afetaria residências próximas do local do deslizamento.

O terreno ao longo de toda a Rio-Santos é considerado de alto risco geológico. De acordo com o especialista em solos instáveis Maurício Ehrlich, professor de geotecnia da Coppe/UFRJ, as encostas no litoral entre os estados do Rio e de São Paulo são naturalmente instáveis e, com o corte do terreno para a construção da estrada, tornaram-se ainda mais sujeitas a acidentes como o desta madrugada.

No réveillon, trechos da estrada na entrada da cidade de Angra dos Reis e próximo a Paraty foram interditados pelo deslizamento de barreiras.