Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Deputados cobram Arthur Lira sobre pedido de cassação de Ramagem

Em ofício ao presidente da Câmara, parlamentares do PSOL e da Rede pedem que representação por quebra de decoro seja encaminhada ao Conselho de Ética

Por Ludmilla de Lima Atualizado em 12 jul 2024, 19h40 - Publicado em 12 jul 2024, 19h13

Deputados da federação PSOL/Rede encaminharam nesta sexta-feira ofício ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), cobrando providências em relação ao pedido de cassação de Alexandre Ramagem (PL-RJ). Em fevereiro, o grupo protocolou representação contra o ex-chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) por quebra de decoro parlamentar devido a “práticas incompatíveis com o exercício do mandato”. Na época, os deputados se basearam em operação da Polícia Federal (PF) que já mirava espionagem ilegal na Abin. Ramagem foi um dos alvos de buscas. Ele negou irregularidades.

Um dos deputados que assinam o documento enviado a Lira nesta sexta é Tarcísio Motta, pré-candidato do PSOL à Prefeitura do Rio. Na última pesquisa Datafolha sobre a disputa na capital fluminense, Motta aparece em segundo, atrás de Eduardo Paes (PSD) e na frente de Ramagem. Paes totalizou 53% das intenções de votos; Tarcísio, 9%; e Ramagem, 7%. A dificuldade do bolsonarista nesta pré-campanha agora ganha agora novos contornos, com a irritação de Jair Bolsonaro diante da revelação de um áudio encontrado no computador do deputado do PL. Na gravação, Ramagem discute com o ex-presidente a atuação da Receita em investigação sobre o suposto esquema de “rachadinha” no gabinete de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) no período em que ele era deputado estadual no Rio.

O ofício da federação PSOL/Rede diz que, apesar do pedido de cassação feito em fevereiro, “até o presente momento, não há notícias do recebimento da representação na forma regimental prevista”. Os parlamentares, então, requerem “que a representação seja prontamente encaminhada ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar”, para que seja instaurado processo disciplinar e apurada a conduta do deputado federal.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.