Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Deputado Roberto Freire é o novo ministro da Cultura

Freire, que já havia sido cogitado para o cargo em maio, após o afastamento de Dilma Rousseff, vai substituir o agora ex-ministro Marcelo Calero

O deputado federal Roberto Freire (PPS-SP) foi anunciado pelo Palácio do Planalto nesta sexta-feira como o novo ministro da Cultura. Freire substituirá o agora ex-ministro Marcelo Calero, que alegou divergências com o governo ao apresentar sua carta de demissão.

Segundo a coluna Radar, a decisão de deixar o cargo foi tomada por Calero depois de desentendimentos com o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, um dos principais assessores do presidente Michel Temer.

Roberto Freire já havia sido cogitado para assumir a Cultura em maio, quando a ex-presidente Dilma Rousseff foi afastada da presidência e Temer chegou ao Planalto interinamente. Freire exerce o sétimo mandato na Câmara dos Deputados e foi um dos maiores defensores do impeachment da petista.

Com a nomeação do deputado federal ao Ministério da Cultura, o PPS, partido do qual ele é presidente nacional, chega a duas pastas na Esplanada do governo Temer. O também deputado federal Raul Jungmann (PPS-PE) é ministro da Defesa.