Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

CPMI: Vem Augusto Heleno, sai Braga Netto

Depoimento do ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) nesta terça deve cancelar a ida do ex-ministro da Casa Civil, previsto para o dia 5

Por Marcela Mattos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 26 set 2023, 20h40

O depoimento do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Augusto Heleno à CPMI do 8 de janeiro nesta terça-feira, 26, pode mudar a programação nesta reta final da comissão.

O principal beneficiado deve ser o general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil durante o governo de Jair Bolsonaro, e também candidato a vice na chapa à reeleição.

O depoimento de Braga Netto estava inicialmente previsto para o dia 19 de setembro. No entanto, três dias antes, a comissão decidiu substituir a oitiva do general pela do tenente Osmar Crivelatti, que atuou como subordinado de Mauro Cid na ajudância de ordens.

A ideia, então, seria ouvir o general no dia 5 de outubro. Mas, segundo o presidente da CPMI, deputado Arthur Maia (União-BA), a ida de Heleno nesta terça esvaziou a oitiva de Braga Netto. Para ele, que é responsável por marcar as audiências, o militar certamente não acrescentaria muita coisa em relação ao que foi dito por Heleno.

Continua após a publicidade

Aos parlamentares, o ex-chefe do GSI negou qualquer movimento golpista por parte de Bolsonaro, minimizou a atuação de Cid dentro do governo e disse não ter nenhuma influência nos atos do 8 de janeiro.

A intenção de Maia, agora, é dedicar os últimos dias da comissão para ouvir pessoas apontadas como financiadoras dos ataques às sedes dos três poderes. O relatório final da CPMI deve ser entregue pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA) no próximo dia 17.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.