Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cotado para a Fazenda, Meirelles vai se encontrar com Temer neste sábado

Vice-presidente também pretende avançar na negociações com líderes da bancada peemedebista no Senado para a composição de eventual governo

O ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles se encontrará neste sábado com o vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP), no Palácio do Jaburu, em Brasília. Também filiado ao PMDB desde o fim da sua gestão no BC, Meirelles é um dos nomes favoritos do mercado financeiro para assumir o Ministério da Fazenda em um eventual governo Temer.

Nesta semana, em Nova York, Meirelles evitou comentar sobre sua possível ida para o governo caso Temer assuma a Presidência. Na ocasião, ele não negou que tivesse sido convidado para voltar a Brasília. “Eu não comento conversas privadas. Tudo aquilo que é público é anunciado. Tudo o que não é público, é privado”, disse a jornalistas, após fazer uma apresentação em evento da Câmara de Comércio Brasil e Estados Unidos.

Leia mais:

Temer convida secretário de Segurança Pública de SP para AGU

Temer critica Dilma por tratar processo de impeachment como golpe

No evento, Meirelles defendeu a necessidade de reforma fiscal e estrutural para o Brasil voltar a crescer. Chegou a defender também a alta de impostos a curto prazo para tentar equilibrar as contas públicas.

Além de conversar com Meirelles, Temer deve avançar nas negociações com líderes da bancada do partido do Senado em torno da composição de eventual governo. Nas negociações encampadas pelo vice não está descartada, por exemplo, a possibilidade de os ex-ministros Eduardo Braga (PMDB-AM) e Helder Barbalho (PMDB-PA) voltarem a ocupar uma cadeira na Esplanada dos Ministérios.

Até quarta-feira, o senador Eduardo Braga comandava o Ministério de Minas e Energia e Helder Barbalho era ministro da Secretaria de Portos. Indicados pela bancada do PMDB no Senado, os dois entregaram seus cargos à presidente Dilma Rousseff em reunião no Palácio do Planalto.

(Com Estadão Conteúdo)