Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Claudio Castro troca comandos da Polícia Civil e da Defesa Civil no Rio

Governador anunciou mudanças na noite desta segunda-feira, mas não divulgou motivo

Por Lucas Mathias Atualizado em 2 set 2024, 19h42 - Publicado em 2 set 2024, 19h41
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Felipe Curi, novo secretário de Polícia Civil, o governador Claudio Castro (PL) e Tarciso Junior, novo secretário de Defesa Civil
    Felipe Curi, novo secretário de Polícia Civil, o governador Claudio Castro (PL) e Tarciso Junior, novo secretário de Defesa Civil (Reprodução/Instagram)

    O governador do Rio, Claudio Castro (PL), anunciou na noite desta segunda-feira, 2, duas trocas na cúpula da Segurança do estado. Será nomeado Felipe Curi como secretário de Polícia Civil, para o lugar de Marcus Amim, enquanto Leandro Monteiro deixa o comando da Defesa Civil fluminense para Tarciso Antônio de Salles Junior assumir. As mudanças foram publicadas no perfil de Castro nas redes sociais. O motivo, no entanto, não foi divulgado. 

    Publicidade

    Até então, Felipe Curi atuava como diretor do Departamento de Homicídios do Estado. Antes, atuou como titular em diferentes delegacias do estado, especialmente na Baixada Fluminense — região mais populosa do estado, além da capital — onde também chefiou o Departamento-Geral de Polícia. Em 2021, foi agraciado com a Medalha Tiradentes, maior honraria da Assembleia do Rio, por ementa de autoria do então deputado estadual Coronel Salema, alinhado ao bolsonarismo. 

    Publicidade

    Tarciso Junior, por sua vez, é coronel bombeiro militar e chefiava a  Corregedoria-geral da Secretaria de Saúde do estado. Antes, também conduziu a secretaria de Proteção de Defesa Civil de Magé, no interior do estado, e foi corregedor no Corpo de Bombeiros.

    Exonerado da Polícia Civil, Marcus Amim assumiu o comando da corporação em outubro de 2023, depois de Castro providenciar mudança na Lei Orgânica da Polícia Civil, já que ele não tinha tempo suficiente de atuação como delegado. A alteração foi chancelada pela Alerj, cujo presidente, Rodrigo Bacellar (União), à época foi apontado como responsável pela indicação, junto a um grupo de parlamentares aliados. 

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Nas redes sociais, Monteiro se manifestou ainda sobre a saída da Defesa Civil. “Levo comigo a certeza de que combatemos o bom combate. Melhoramos a infraestrutura, aumentamos a tropa, conseguimos novos equipamentos. Levo a saudade, as histórias e as conquistas, deixo um abraço e um muito obrigado”, escreveu, antes de agradecer ao governador. 

    Castro, por sua vez, se limitou a escrever, em sua publicação, que as mudanças foram feitas “com o objetivo de fortalecer ainda mais as forças de Segurança do Estado”.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.