Bolsonaro marca encontro com Regina Duarte no Rio
Atriz global discutirá com o presidente os termos da proposta para assumir a Secretaria de Cultura
O presidente Jair Bolsonaro marcou para as 13h30 desta segunda-feira, 20, o encontro que terá com a atriz Regina Duarte para apresentar a ela as condições da proposta para assumir a Secretaria de Cultura.
O convite para a atriz da Rede Globo foi feito na sexta-feira, 17, após a queda de Roberto Alvim. O ex-secretário foi demitido após gravar um vídeo em que copia uma fala do nazista Joseph Goebbels, ministro da Propaganda de Adolf Hitler. O vídeo foi repudiado pelos presidentes da Câmara, Senado e Supremo Tribunal Federal e por associações judaicas, além de membros da oposição e da própria base do governo. Ao anunciar a demissão, Bolsonaro afirmou que “um pronunciamento infeliz” tornou “insustentável” a permanência do secretário.
Regina Duarte afirmou a Bolsonaro que só daria uma resposta oficial ao convite depois que se reunisse pessoalmente com o presidente. Ela quer entender melhor qual será a dinâmica do papel que exercerá à frente da Secretaria de Cultura.
Especulou-se durante o final de semana que Bolsonaro poderia recriar o Ministério da Cultura caso recebesse uma resposta positiva da atriz, mas interlocutores no Palácio do Planalto dizem que a medida foi descartada pelo presidente. Há, no entanto, a possibilidade de que a secretaria seja remanejada para outro ministério. Atualmente, a pasta está subordinada ao Ministério do Turismo.