Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Lula deixa cadeia após 580 dias; veja como foi

Petista estava preso desde 7 de abril de 2018, cumprindo pena no processo da Operação Lava Jato referente ao tríplex do Guarujá

Por Da Redação Atualizado em 8 nov 2019, 19h32 - Publicado em 8 nov 2019, 17h50

O juiz federal Danilo Pereira Jr, da 12ª Vara Federal de Curitiba, atendeu ao pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e determinou nesta sexta-feira, 8, que ele seja solto. Com a decisão da magistrado, Lula deixou a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba após 580 dias preso.

O alvará de soltura de Lula se baseou na decisão tomada na quinta-feira 7 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que proibiu prisões de réus condenados em segunda instância para cumprir pena.

O petista cumpria pena no processo da Operação Lava Jato referente ao tríplex do Guarujá (SP), no qual foi condenado a 8 anos, 10 meses e 20 dias de prisão pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). A decisão de Pereira Jr foi assinada às 16h15 e o alvará de soltura expedido às 16h21.

Veja como foi, passo a passo, a libertação do ex-presidente Lula:

18h55 – Maradona publica foto em apoio a Lula

O ex-jogador argentino Diego Armando Maradona publicou em sua conta no Instagram uma foto ao lado do ex-presidente. “Hoje se fez Justiça”, escreveu o craque.

View this post on Instagram

Hoy se hizo justicia ❤💪

A post shared by Diego Maradona (@maradona) on


18h52 – Conheça a música ‘Massa Falida’, que Lula mencionou em seu discurso

A composição da dupla Duduca e Dalvan, segundo o ex-presidente, “ajudava a parar as fábricas na década de 80”, quando ele comandava o sindicato dos metalúrgicos.

Continua após a publicidade

18h50 – Na coluna de Alberto Carlos Almeida: Lula de volta à trincheira da oposição

Ex-presidente falou como um líder de um partido de esquerda ao defender os interesses da base da pirâmide social


18h46 – Carros deixam prédio de Lula

Um carro da presidência e outro, particular, de Lula, acabaram de deixar a garagem do condomínio Hill House, em São Bernardo do Campo (SP), onde o ex-presidente tem apartamento. Após deixar prisão, o petista deve ir direto para o ABC paulista.


18h40 – Bolsonaro silencia sobre soltura de Lula

Presidente cancela entrevista e evita imprensa após expedição de alvará de soltura do ex-presidente.


18h30 – Em discurso em Curitiba, Lula agradece à militância e ataca Bolsonaro

Ex-presidente também fez duros ataques ao ex-juiz Sergio Moro e ao “lado podre” da Polícia Federal e do Ministério Público Federal.

Continua após a publicidade

18h21 – No blog Maquiavel: A reação da família Bolsonaro à saída de Lula da cadeia

Filho Zero Dois do presidente, Carlos Bolsonaro afirma que ‘o jogo virará rapidamente’, enquanto Eduardo, o Zero Três, usa estatística errada para dizer que 160.000 deixariam a prisão por causa do STF.


18h10 – Bolsonaro e o Twitter

Depois de criticar o presidente Jair Bolsonaro pelo desemprego, o congelamento do salário mínimo e a gestão do Ministério da Educação, o ex-presidente declarou que o povo merece um governo que não “minta tanto pelo Twitter”.


18h05 – Lula chama Moro e TRF4 de ‘bando de mafioso’

“Moro e o TRF4 não prenderam um homem, eles tentaram aprisionar uma ideia, uma ideia não desaparece. Eu quero lutar pra provar que, se existe uma quadrilha e um bando de mafioso, é essa maracutaia que eles fizeram”, afirmou o ex-presidente, condenado pelo tribunal de segunda instância a 12 anos e 1 mês de prisão. O STJ reduziu a pena para 8 anos, 10 meses e 20 dias.


18h04 – Petista apresenta a namorada, Janja

Lula e Janja

Depois de agradecer aos aliados presentes, o ex-presidente apresentou à militância sua namorada, Rosângela da Silva, a Janja. “Eu consegui a proeza de, preso, arrumar uma namorada e ela aceitar casar comigo”, brincou.

Continua após a publicidade

18h00 – Eleição ‘roubada’ de Haddad

Ao se dirigir ao ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, Lula disse que a eleição de 2018, vencida pelo presidente Jair Bolsonaro, foi “roubada”. “Quero agradecer o Haddad que seria nosso presidente se não tivesse sido roubado”, afirmou.


17h55 – Lula começa a discursar

O ex-presidente começou seu discurso agradecendo o apoio dos militantes que fizeram vigília em frente à sede da PF durante o período de prisão. “Vocês eram o alimento da democracia que eu precisava para resistir”, diz. E criticou o “lado podre” da Justiça, do Ministério Público e da Polícia Federal.


17h48 – Ao lado de aliados

Juntaram-se a Lula na saída da sede da PF, a namorada do petista, a socióloga Rosângela da Silva, e ex-candidato à presidência Fernando Haddad, e os petistas Emídio de Souza e Wadih Damous.


17h41 – Lula deixa a sede da PF

Acompanhado do advogado Cristiano Zanin Martins e da presidente do PT Gleisi Hoffmann, o ex-presidente Lula deixou a sede da Polícia Federal após 580 dias preso.

Former Brazilian President Luiz Inacio Lula da Silva walks out after being released from prison, in Curitiba
Lula sai da prisão, em Curitiba (Rodolfo Buhrer/Reuters)

17h37 – Movimentação de policiais

Policiais se movimentaram para a lateral do prédio da PF, o que aumentou a expectativa pela saída do petista.

Continua após a publicidade

17h30 – Corredor humano

Em sua conta no Twitter, o senador Humberto Costa mostrou um corredor humano formado por militantes para receber o ex-presidente Lula na saída da sede da PF em Curitiba.


17h23 – Repercussão mundial

A hashtag #LulaLivreAgora está em primeiro lugar nos trending topics mundial do Twitter. No Brasil, a disputa com opositores ao petista está mais renhida e ex-presidente domina os três principais assuntos com as hashtags #LulaLivreAgora, #LulaPreso e #LulaLivreHoje.


17h19 – Outros processos

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) marcou para o dia 27 de novembro o julgamento da apelação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a condenação em primeira instância no processo referente ao sítio de Atibaia.


17h10 – Sorrisos e acenos

Acompanhada do ex-deputado Wadih Damous e do ex-senador Lindbergh Rodrigues, a filha do petista Lurian Cordeiro Lula da Silva distribui acenos e sorrisos à militância petista concentrada em frente à sede da PF em Curitiba.

Continua após a publicidade

17h02 – No Radar: Despacho contrariado

Na decisão que autorizou a soltura do ex-presidente Lula, o juiz Danilo Pereira Júnior, titular da 12ª Vara de Execuções Penais, quis deixar um ponto claro: pessoalmente, é contra a decisão do STF que derrubou a possibilidade de prisão antes do trânsito em julgado.


17h00 – Preocupação com a segurança

Em seu despacho, o juiz Danilo Pereira Jr determinou que “autoridades públicas e os advogados do réu ajustem os protocolos de segurança para o adequado cumprimento da ordem, evitando-se situações de tumulto e risco à segurança
pública.”


16h57 – Chuva de habeas corpus

O procurador da Lava Jato Roberson Pozzobon, contrário à decisão do STF que impediu a prisão em segunda instância, cita uma “chuva de HCs” de condenados e questiona como o dia ficará conhecido na história.


16:53 – No Radar: Lula deve fazer ‘pronunciamento à Nação’

Roteiro prevê encontro com apoiadores que fizeram vigília em frente à PF em Curitiba e um discurso no sindicato dos metalúrgicos em São Bernardo do Campo.


16:52 – Veja galeria de fotos com manifestações em apoio à soltura de Lula


16:45 – No Radar: Frei Chico teme radicalismo e “enfrentamento”

Irmão do petista não viajou para Curitiba nesta sexta. Esteve com ele na quinta-feira passada.


16:43 – Militância mobilizada

Um grupo de manifestantes se aglomera em frente à sede da Polícia Federal em Curitiba. O local está cercado por policiais militares.


16:21 – Lula será solto

O juiz Danilo Pereira Jr emite o alvará de soltura de Lula.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.