Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Na pandemia, Bolsonaro mobiliza esforços para avançar pauta das armas

Com a economia precisando de atenção, Bolsonaro gasta energia demais na cruzada por uma política bélica mais liberal

Por João Pedroso de Campos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Juliana Castro Atualizado em 18 dez 2020, 10h03 - Publicado em 18 dez 2020, 06h00

Jair Bolsonaro foi às redes sociais no último dia 9 fazer um anúncio pelo qual ansiava desde o início do mandato. Com uma imagem em que aparece com uma arma na mão direita e um alvo a sua frente, o presidente comemorou ter zerado, a partir de 2021, a alíquota de 20% do imposto de importação de revólveres e pistolas. A iniciativa depois foi barrada no STF, mas chamou a atenção pela insistência com que o presidente se dedica a uma cruzada particular para a facilitação da compra, porte e posse de armas no país, uma das estrelas da chamada agenda conservadora empunhada na eleição de 2018 e talvez a pauta que tenha merecido mais afinco da parte dele nesses quase dois anos de mandato. Como se a economia não estivesse a demandar maior atenção e uma pandemia não angustiasse o país, com mais de 183 000 mortos.

O empenho na pauta bélica pode ser medido pela proliferação de documentos editados a esmo pelo governo, sem nenhuma discussão com a sociedade ou com o Parlamento: foram dez decretos, catorze portarias e dois projetos de lei, segundo levantamento feito pelo Instituto Sou da Paz. Entre as iniciativas para armar a população —parte delas suspensa — estão a autorização para que cada pessoa registre quatro armas (eram duas), a permissão de posse a moradores de áreas rurais, a inclusão de mais vinte categorias profissionais entre aquelas autorizadas a ter armas, o aumento do limite anual de cinquenta para 200 (depois, 550) munições e a revogação de três portarias do Exército que possibilitavam o rastreamento e o controle de armamentos. Também facilitou a vida de colecionadores e praticantes de tiro ao ampliar o leque de equipamentos que podem ser adquiridos, inclusive fuzis 556 e 762.

A opção por regulamentações pontuais é uma estratégia do governo para contornar a falta de disposição do Legislativo — notadamente do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) — em fazer avançar as pautas conservadoras, que incluem outras bandeiras da campanha como a redução da maioridade penal e a adoção do homeschooling, como conta um de seus articuladores políticos, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, em entrevista a VEJA (leia na pág. 13). Segundo ele, o governo vai apoiar candidatos nas duas Casas do Congresso que se mostrem comprometidos em avançar esses temas em 2021.

BANDEIRA - Bolsonaristas em ato: defesa do armamento foi tema na eleição -
BANDEIRA - Bolsonaristas em ato: defesa do armamento foi tema na eleição – (Eraldo Peres/AP/.)

A oposição parlamentar ao assunto já havia ficado clara em junho de 2019, quando o Senado revogou um decreto que flexibilizava o porte e a posse de armas e obrigou o governo a rever a sua estratégia. O sistema de contrapeso à ofensiva armamentista também se manifestou na semana passada, quando o ministro Edson Fachin, do STF, suspendeu a extinção da alíquota sobre importação até que o plenário decida. Questionamentos à Justiça deixaram outras normas no limbo, como a ampliação de categorias autorizadas a usar armas, aumentando a confusão em torno do tema, segundo Felippe Angeli, gerente de relações institucionais do Instituto Sou da Paz. “Não é bom para o país que ninguém entenda o que está valendo”, diz.

Em meio ao caos normativo, no entanto, a pauta foi avançando e suas consequências estão explícitas no armamento recorde da população. Dados da PF mostram que, entre janeiro e novembro deste ano, foram registradas 109 734 novas armas por cidadãos comuns, um aumento de 102% em relação a todo o ano passado (veja o quadro na pág. 47). Apesar de as estatísticas comprovarem a ampliação desse mercado no país, alguns consideram tímidas as mudanças. “Bolsonaro tem boa vontade, mas com a legislação que existe ainda é muito difícil comprar uma arma no Brasil”, avalia Misael de Sousa, cuja empresa representa a alemã Sig Sauer no país. Ele é um dos lobistas desse setor com portas abertas no governo — só nos primeiros cinco meses da gestão Bolsonaro, além de Sousa, representantes das brasileiras Taurus, CBC e DelFire Arms, da tcheca CZ e da austríaca Glock despacharam trinta vezes nos ministérios da Justiça, Casa Civil e Defesa.

Continua após a publicidade
A FAVOR - Eduardo Bolsonaro: crítico da Taurus, ele quer a abertura do mercado -
A FAVOR - Eduardo Bolsonaro: crítico da Taurus, ele quer a abertura do mercado – (Reprodução/Twitter)

A obsessão pelo armamento da população é uma conhecida bandeira da direita mundial, notadamente nos Estados Unidos, país que serve de inspiração para Bolsonaro e seus filhos. Dos muitos movimentos do presidente, a tentativa de tarifa zero para a importação talvez seja o mais importante para a família presidencial — e, de quebra, agrada às fabricantes estrangeiras. Fazia apenas seis dias que o pai estava no governo quando o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) comemorou a chegada de sua pistola Glock importada, enquanto reclamava dos impostos. Dizia que a operação demorava, em média, quase um ano e que a arma custava 10 000 reais no Brasil enquanto nos EUA era encontrada por 2 500 reais. A marca austríaca é a favorita da família — era uma Glock a pistola roubada de Bolsonaro durante um assalto ao então inexpressivo deputado federal no Rio de Janeiro, em 1995. “Isso de zerar a tarifa é coisa do Eduardo. Lamentavelmente, o presidente se deixou levar”, diz um aliado.

O Zero Três não assumiu ser o pai da ideia, mas foi o primeiro da família a lamentar a decisão de Fachin de suspender a medida, pela qual o governo abriria mão de 230 milhões de reais anualmente em impostos, algo que não incomodou a equipe de Paulo Guedes. “Efeito financeiro muito baixo”, classificou o próprio ministro da Economia. “O governo tira um imposto que reflete no bem comum para dar isso a uma categoria específica”, critica Melina Risso, diretora de programas do Instituto Igarapé, um think tank dedicado a discutir segurança. Para se ter uma ideia do valor da renúncia, o Butantan vai gastar 160 milhões de reais na nova fábrica de vacinas que irá produzir a CoronaVac.

VETO - Edson Fachin: o ministro do STF barrou a alíquota zero para a importação de revólver e pistola -
VETO - Edson Fachin: o ministro do STF barrou a alíquota zero para a importação de revólver e pistola – (Cristiano Mariz/VEJA)

Além da pregação da família presidencial pela política liberal bélica, há uma antiga cisma de Eduardo com a Taurus, maior fábrica de armas de fogo da América Latina, sediada em São Leopoldo (RS), e sua preferência por modelos estrangeiros. Em agosto de 2016, criticando o monopólio da empresa e citando disparos acidentais com armas Taurus, ele celebrou as assinaturas para uma CPI contra a fabricante. “Reitero meu desejo de abrir o mercado nacional com olhos à livre concorrência e melhora do produto ao consumidor”, disse. Fundada em 1939, a Taurus detém 85% do mercado nacional. A CPI contra a companhia nunca foi aberta. Na mesma linha do irmão, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) também quer elevar a oferta de armas. Seu primeiro projeto no Senado foi para autorizar a instalação no país de fábricas civis de armas de fogo e munições. As iniciativas incomodam militares, que defendem o fortalecimento de uma fabricante nacional como ponto estratégico de defesa.

Continua após a publicidade

Apesar de a pauta armamentista ter avançado pouco no Congresso, seus defensores planejam nova investida no Parlamento. A bancada da bala ainda espera aprovar um projeto do Executivo que autorize porte de armas a militares, policiais, bombeiros, guardas municipais, entre outros, mesmo fora do exercício da função. Em paralelo, Eduardo Bolsonaro quer revogar o Estatuto do Desarmamento. Sancionado em 2003, no primeiro ano do governo Lula, ele impôs regras e penas mais duras relacionadas à circulação de armas. Para justificar seu plano, o Zero Três citou na última semana o plebiscito de 2005. “Mais de 59 milhões votaram pelo fim do Estatuto do Desarmamento”, exagerou (na verdade, a população foi consultada sobre um artigo específico, referente ao comércio de armas, e mostrou-se a favor da manutenção dele).

Quando se analisam as pesquisas recentes, o cenário mostra os brasileiros bem cautelosos com relação a esse tema que tanto apaixona o Palácio do Planalto. Levantamento do Datafolha realizado em maio evidenciou que só 24% concordavam com a frase do presidente dita na célebre reunião ministerial de abril: “Quero todo mundo armado. Povo armado jamais será escravizado”. Pesquisa Ibope divulgada na quarta 16 mostra que, apesar dos esforços para armar a população, a avaliação positiva em segurança pública caiu 7 pontos entre setembro e dezembro — e, pela primeira vez, a maioria (53%) reprova a atuação do governo federal nessa área. Ainda assim, a censura popular é menor do que as destinadas às ações na saúde (60%), ao combate ao desemprego (62%) e aos altos impostos (70%). Esses números mostram que o Palácio do Planalto está mirando no alvo errado ao priorizar uma promessa de campanha. É um equívoco ignorar urgências e gastar energia com um tema apenas para satisfazer o fetiche bélico da família presidencial e de uma parcela de apoiadores radicais. Em resumo, um verdadeiro tiro no pé.

Publicado em VEJA de 23 de dezembro de 2020, edição nº 2718

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.