Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

A avaliação (positiva) de bolsonaristas após encontro com Flávio Dino

Grupo de deputados da "bancada da bala" fez uma visita ao gabinete do ministro da Justiça em busca de mudanças relativas a registros e aquisições de armas

Por Marcela Mattos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 25 mar 2023, 17h37

Uma romaria de deputados bolsonaristas e membros da chamada “bancada da bala” foi até o Ministério da Justiça na última terça-feira, 21, para uma reunião com o ministro Flávio Dino. O grupo de quase 30 congressistas entregou ao chefe da Justiça uma lista de demandas em busca de alterar um decreto editado pelo presidente Lula que torna mais duras as regras para registro e aquisição de armas.

Ex-filiado ao PCdoB, o ministro costuma estar em pé de guerra com a oposição. Chamado de “comunista” por parlamentares adversários, Dino anunciou, na véspera do encontro, que ingressaria com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra deputados, muitos dos quais integram a bancada, por espalharem notícias falsas relativas a uma visita dele ao Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.

O clima do encontro no Ministério da Justiça, no entanto, foi bem mais cordial. Líder da oposição, o deputado Carlos Jordy (PL-RJ), afirmou que a conversa “foi muito boa”, enquanto o deputado Coronel Telhada (PP-SP) ressaltou que Dino os recebeu “muito bem”.

“Todos queremos um país mais seguro. Temos noção de que nem todas as demandas serão atendidas, mas percebo que temos mais convergências do que divergências”, disse o deputado Marcos Pollon (PL-MS).

“Nós fomos iluminados quando colocamos a sugestão de fazer aquela reunião. Confesso que nunca vi 26 parlamentares saírem daqui do Congresso e serem atendidos por um ministro como nós fomos. Mas o melhor: nós apresentamos alguns pedidos feitos pelo deputado Pollon com muita propriedade, e nós fomos atendidos em uma grande parte”, disse o deputado Alberto Fraga (PL-DF), amigo há décadas do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Nós conversamos bastante e eu acho que o momento é de distensionar”, acrescentou.

Continua após a publicidade

Também aliado de Bolsonaro, o deputado Coronel Meira (PL-PE) relatou que sofreu críticas de seus apoiadores em decorrência do encontro com Dino. “Nós temos que construir, e a construção precisa desarmar palanques. Estamos aqui para trabalhar como parlamentar e em defesa do nosso povo e de quem trabalha pelo nosso Brasil”, explicou-se.

Uma nova reunião entre os parlamentares e o ministro da Justiça está prevista para a próxima terça-feira, 28. Na ocasião, Dino vai dar uma resposta sobre os pleitos apresentados pelos congressistas.

Antes mesmo do posicionamento, e em um sinal de bandeira branca, a Comissão de Segurança da Câmara acatou o pedido de transformar a ida de Flávio Dino e outros ministros de Lula em convite – inicialmente, todos os requerimentos eram de convocação, um formato visto como mais rígido por ter a presença obrigatória. Todos os ministros já se comprometeram a comparecer.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.