Como o retorno de Lula afeta o jogo da política em 2022
Thomas Traumann analisa a situação da sucessão presidencial após a decisão do STF de anular todas as condenações do petista
O retorno de Lula à arena eleitoral mudou completamente o jogo para 2022. Jair Bolsonaro vinha forte, apesar de a economia não ir tão bem e da pandemia de Covid-19 matar mais de duas mil pessoas por dia. O atual presidente tem apoio de pelo menos um terço da população e isso só deve cair se a economia virar uma imensa tragédia.
Nesses dois anos de governo, não surgiu nenhum outro político que se confrontasse com Bolsonaro. O que mais se aproximou disso foi João Doria, mas não emplaca no gosto popular. Moro, Ciro Gomes e outros também tentaram, mas nenhum deles cresce.
E ninguém conseguiu encarnar o antibolsonarismo com a mesma habilidade que Lula conseguiu após um único discurso. Por outro lado, nenhum candidato encarna tão bem o antipetismo quanto Jair Bolsonaro.
Isso garante que esses serão os principais candidatos à presidência em 2022? Claro que não
Entenda nesta edição do podcast Traumann Traduz
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.