Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Nos EUA, usuário dirá se quer ser ‘rastreado’ na web

Ele usará botão a ser instalado em browsers para autorizar ou não o uso de informações sobre sua navegação para fins de publicidade dirigida

Por Da Redação
23 fev 2012, 11h42

Grandes empresas americanas da internet como Google, Yahoo, Microsoft, e AOL concordaram em cooperar com uma nova política de privacidade da web: elas vão seguir as normas de um botão antirrastreamento a ser incluído em browsers que dará aos usuários a opção de impedir que suas ações na rede sejam acompanhadas. O rastreamento é útil para as companhias porque permite conhecer o hábito dos usuários e, assim, direcionar a eles a publicidade.

A adoção do botão será anunciada oficialmente nesta quinta-feira por autoridades americanas, juntamente com um projeto de lei que pretende tratar da questão da privacidade on-line. Com o mecanismo, cidadãos americanos terão maior controle sobre os dados pessoais a que os gigantes da internet têm acesso.

Diversas companhias de internet têm sido acusadas de desrespeitar a privacidade dos usuários. Recentemente, o Facebook chegou a um acordo com o governo americano pelo qual a rede social fica obrigada a alertar cadastrados antes de alterar as configurações de privacidade. Na semana passada, o Wall Street Journal denunciou que o Google rastreava a ação de usuários a partir do browser Safari – em computadores, iPhone e iPads – sem permissão.

O botão a ser incluído nos navegadores não impedirá todo tipo de rastreamento. As empresas de internet perderão acesso a dados coletados para fins de publicidade ou qualquer propósito relacionado a emprego, crédito, saúde ou seguro. Os dados, contudo, ainda poderão ser usados para desenvolvimento de produtos on-line. O botão também não impedirá as empresas de receber dados que os próprios usuários decidem compartilhar por meio de funções como o recurso “Curtir”, do Facebook.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.