Europa aprova construção do maior telescópio do mundo

Conselho do Observatório Europeu do Sul (ESO) dá aval ao início da construção do European Extremely Large Telescope, no norte do Chile

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h34 - Publicado em 12 jun 2012, 16h55

O conselho diretor do Observatório Europeu do Sul (ESO) aprovou na noite de segunda-feira a construção do maior telescópio ótico do mundo, o European Extremely Large Telescope (E-ELT), que ficará em Cerro Armazones, norte do Chile. O projeto vem sendo discutido desde 2005 e a previsão é que e o E-ELT entre em funcionamento no início da próxima década.

EUROPEAN EXTREMELY LARGE TELESCOPE (E-ELT)

O E-ELT pertence a uma classe de telescópios chamada Extremely Large Telescopes (ELT, Telescópios Extremamente Grandes). São telescópios com um espelho de diâmetro superior a 20 metros. Todos os ELTs estão em fase de projeto ou construção. Os cientistas esperam que eles aumentem a chance de encontrar planetas parecidos com a Terra em volta de outras estrelas, o conhecimento sobre a origem do universo e descobertas inéditas. A grande vantagem dos ELTs é a quantidade de luz que conseguem coletar. Isso faz com que eles enxerguem objetos nunca antes observados. Conheça outros projetos de ELT:

GIANT MAGELLAN TELESCOPE

O GMT (Giant Magellan Telescope, Telescópio Gigante de Magalhães) é um telescópio de 25,4 metros de diâmetro que contará com um sistema de sete espelhos de 8,4 metros. O complexo ótico será construído no Deserto do Atacama, no Chile, e é financiado por institutos dos Estados Unidos, Austrália e Coreia do Sul. A previsão é de que ele fique pronto em 2018.

THIRTY METER TELESCOPE

O TMT (Thirty Meter Telescope, Telescópio de Trinta Metros) é um telescópio planejado para 2018 que vai usar um espelho segmentado, parecido com o do E-ELT, de 30 metros de diâmetro. O projeto é uma parceria entre os Estados Unidos, Canadá, Japão, Índia e China. Ele será construído no Havaí e fará observações entre as faixas ultravioleta e infravermelho do espectro. As imagens do TMT serão 10 vezes mais nítidas que as do Telescópio Espacial Hubble.

A decisão de dar início ao projeto foi tomada depois que dois terços do conselho diretor do ESO (pelo menos dez países) aprovaram o E-ELT. A votação aconteceu durante reunião realizada na cidade de Garching, na Alemanha.

Áustria, República Checa, Alemanha, Holanda, Suécia e Suíça votaram a favor do início do programa. Quatro outros países votaram a favor de forma provisória: Bélgica, Finlândia, Itália e Reino Unido. A confirmação do voto desses quatro países depende da confirmação de seus representantes oficiais, que não estiveram na reunião. Os quatro Estados-membros restantes, entre eles o Brasil, estão trabalhando para aderir ao programa em breve.