As astúcias dos ‘BlueCars’
Projetado pelo estúdio que concebe as Ferrari, o BlueCar é um carro pequeno e bem bolado
Tamanho compacto
O BlueCar tem 3,65 m de comprimento, 1,72 m de largura e 1,60 m de altura. Ou seja, na comparação com um compacto como o Fiat Uno ele é 12 centímetros mais curto, 7 cm mais largo e 5 centímetros mais alto. O carro brasileiro tem 280 litros no porta-malas, o francês 80 litros a menos.
Feito para as cidades
Com potência equivalente a 67 cavalos, o BlueCar acelera de 0 a 60 km/h em 6,3 s. E chega a uma velocidade máxima de 130 km/h. Não é um desempenho de assombrar. Quando o assunto é performance, perde para qualquer compacto brasileiro. Mas, em compensação não bebe um litro de gasolina sequer. E nem polui.
Bateria diferente
O BlueCar é um carro elétrico. Sua energia, de 50 kW, vem de uma bateria com Lítio Metal Polímero . Nas contas da Bolloré, estoca cinco vezes mais energia que baterias de íon de lítio tradicionais. Depois de um ciclo de vida de 200 mil quilômetros pode ser completamente reciclada.
Big Brother via satélite
Cada um dos carros do Autolib’ terá GPS e um painel de bordo onde aparecerá a autonomia do carro, antes da próxima recarga. Um sistema via satélite rastreará cada veículo: um dos objetivos é evitar que os motoristas saiam dos limites de Ile-de-France, a região no entorno de Paris por onde ele pode circular.
Tem ar-condicionado, ABS …
O carro do Autolib’ estará disponível com sistema ABS nos freios, direção e freio de estacionamento elétricos, ar-condicionado e um sinal sonoro para advertir pedestres (lembre-se, motores elétricos são bem mais silenciosos do que os de combustão). Tem mais equipamento do que um carro básico no Brasil, que sai de fábrica praticamente ‘pelado’.