Clique e assine a partir de 8,90/mês

Zâmbia tem primeiro líder branco da África Subsaariana desde 94

Guy Scott assumiu a Presidência interinamente, depois da morte de Michael Sata

Por Da Redação - 29 out 2014, 13h23

O vice-presidente da Zâmbia, Guy Scott, assumiu interinamente a Presidência do país com a morte do presidente Michael Sata. Ele vai permanecer no posto durante três meses, período em que novas eleições devem ser realizadas.

Economista formado em Cambridge e filho de pais escoceses, Scott torna-se o primeiro líder branco da África Subsaariana desde Frederik Willem de Klerk, o último presidente do antigo regime que instituiu o apartheid na África do Sul.

O presidente interino, de 70 anos, não poderá disputar as eleições porque a Constituição proíbe filhos de estrangeiros de concorrer ao cargo. O ministro da Defesa, Edgar Lungu, e o ministro das Finanças, Alexander Chikwanda, são os nomes mais fortes na disputa pela indicação da governista Frente Patriótica.

Michael Sata, de 77 anos, estava no comando do segundo maior produtor de cobre da África desde 2011. Ele foi o quinto chefe de Estado desde a independência do país, que completou 50 anos na semana passada. O presidente não compareceu aos eventos de comemoração porque estava internado em Londres. A causa da morte não foi divulgada.

O processo de sucessão no país deve ocorrer sem confrontos, apontou o New York Times, lembrando que a Zâmbia tem poucos problemas com questões étnicas e não enfrenta caos político, ao contrário de alguns de seus vizinhos, como a República Democrática do Congo ou Moçambique.

(Com agência Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade