Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vulcão provoca cancelamento de voos na Austrália e na Indonésia

O vulcão Sangiang entrou em erupção na sexta-feira, provocando nuvem de fumaça e cinzas

Vários voos na Austrália e na Indonésia foram cancelados neste sábado por causa do vulcão Sangiang, situado no sudeste da Indonésia, que entrou várias vezes em erupção na sexta-feira. Uma nuvem de fumaça e cinzas obrigou o cancelamento de vários voos na ilha de Darwin, no extremo norte da Austrália, principalmente em direção a outras cidades australianas e à ilha indonésia de Bali. Entre as companhias aéreas afetadas estão: Virgin, Jetstar, Qantas, Emirates e Airnorth, segundo o jornal The Australian.

Leia também:

Vulcão Tungurahua tem forte explosão no Equador

‘Pompeia chinesa’: cientistas desvendam o mistério de fósseis preservados por cinzas vulcânicas

Tim Birch, do centro de meteorologia de Darwin, afirmou que uma nuvem afetou o Território Norte, o estado setentrional australiano. “A nuvem que afeta Darwin durará pelo menos dezoito horas. Veremos a coluna começar a se movimentar em direção ao leste no Território Norte e seguir de forma contínua até o leste no Monte Issa (Queensland), e depois começará a se dissipar”, afirmou o meteorologista.

“O vulcão ainda está entrando em erupção, como durante a maior parte do dia. Não de forma tão violenta como inicialmente, mas há uma coluna densa”, acrescentou. As autoridades temem que a fumaça possa afetar voos até a cidade de Brisbane, no sudeste da Austrália, nos próximos dias.

(com agência EFE)