Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vulcão Bulusan entra em erupção ao leste das Filipinas

Exército vai ajudar a remover cerca de 2.000 pessoas para locais seguros

Som da explosão foi ouvido a dez quilômetros de distância

O vulcão Bulusan, ao leste das Filipinas, entrou em erupção nesta segunda-feira cuspindo uma enorme coluna de cinzas e vapor de até três quilômetros de altura, que cobriu parcialmente as localidades próximas, informaram fontes oficiais. O monte fica na província de Sorsogon, 250 quilômetros ao sudeste de Manila, e é um dos vulcões mais ativos no empobrecido país do Sudeste Asiático.

A explosão se prolongou durante 19 minutos e “foi acompanhada de um som estrondoso que foi escutado a dez quilômetros de distância”, segundo o Instituto de Vulcanologia e Sismologia (Philvolcs). Centenas de pessoas deixaram suas casas, e escolas foram fechadas e usadas como abrigos temporários, informou o major Harold Cabunoc.

O Phivolcs recomendou aos moradores que permaneçam a uma distância de pelo menos quatro quilômetros do vulcão, já que existe risco de explosões repentinas e mais fumaça e cinzas. O Exército enviou caminhões para remover cerca de 2.000 pessoas para locais seguros. As autoridades também advertiram aos pilotos de aviões que evitem sobrevoar a região próxima ao cume do Bulusan e sobre o perigo de deslizamentos de terra em rios e vales.

Segundo o Phivolcs, o monte Bulusan começou a expelir as cinzas em novembro de 2010, mas a atividade arrefeceu pouco antes do final do ano. No ano passado, depois que o mesmo vulcão cuspiu outra coluna de cinza e vapor de dois quilômetros de altura, cerca de 3.000 pessoas tiveram que abandonar suas casas.

(Com agência EFE)