Vinte mineiros soterrados na Nicarágua estão vivos
Trabalhadores ficaram presos depois de um deslizamento de terra

Ao menos vinte trabalhadores que ficaram soterrados em uma mina de ouro ilegal do nordeste da Nicarágua estão vivos, informou nesta sexta-feira uma porta-voz da presidência, acrescentando que três homens “desapareceram” e outros dois conseguiram escapar. “Apuramos que há vinte companheiros com vida” em um fosso onde ficaram presos na quinta-feira em uma mina conhecida como El Comal, declarou Rosario Murillo. Na manhã desta sexta, “um dos mineiros conseguiu se comunicar para pedir água, e isto é uma boa notícia”, acrescentou.
O presidente Daniel Ortega pediu ajuda aos governos de México, Venezuela e Chile para resgatar o grupo, devido à experiência destes países neste tipo de acidente, revelou a porta-voz. A mina Cerro El Comal está situada em uma zona remota e de difícil acesso, no município de Bonanza. O presidente acompanha os trabalhos dos socorristas, auxiliados por cães adestrados em busca e salvamento.
“Conseguimos nos comunicar com eles e dizem que os vinte estão juntos; que todos estão bem, mas não sabem o paradeiro de três companheiros”, disse à agência France-Presse o mineiro Omar Medina, que participa dos trabalhos de resgate. “Escutamos o eco de seus gritos e respondemos (…). Dizem que não conseguem sair de onde estão porque há muito sedimento e material solto”, acrescentou.