Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vídeo: imagens mostram lançamento da bomba MOAB no Afeganistão

Uma imensa coluna de fumaça e escombros sobe após a explosão, que acontece antes de tocar o solo

O Pentágono divulgou nesta sexta-feira o vídeo do momento em que a bomba MOAB, a mais potente do arsenal não-nuclear dos Estados Unidos, atinge o sistema de túneis subterrâneos do Estado Islâmico (EI) no Afeganistão.

As imagens aéreas mostram o momento em que a “mãe de todas as bombas”, como o armamento é conhecido, aterrissa na ladeira de uma montanha do distrito de Achin, na província de Nangarhar, com uma potência equivalente a 11 toneladas de TNT. Uma imensa coluna de fumaça e escombros sobe após a explosão, que acontece antes de tocar o solo.

A MOAB cria uma potente onda expansiva capaz de derrubar túneis e bunkers ao gerar um pequeno terremoto. A mais poderosa bomba não-nuclear dos Estados Unidos nunca havia sido utilizada em combate até ontem. Ela foi desenvolvida pelos Estados Unidos durante a guerra no Iraque e testada pela primeira vez em 2003.

O general John W. Nicholson, comandante das tropas dos Estados Unidos no Afeganistão, disse nesta sexta-feira que a MOAB era a arma adequada para o tipo de ataque realizado. Nicholson afirmou ainda que a base atingida era um “grande obstáculo” na luta contra o EI e que esse “era o momento correto para usá-la”.

Moradores do distrito de Achin relataram o impacto e o desespero causados pela explosão. “Nos sentimos em um barco durante uma tempestade”, contou Mohammad Shahzadah  ao jornal britânico The Guardian. “Eu pensei que minha própria casa estava sendo bombardeada”, disse o homem que afirmou também que a sensação da explosão era como se “os céus estivessem caindo”. “As crianças e as mulheres ficaram muito assustadas”, relatou. 

(Com EFE)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Trump, presidente da maior potência militar e econômica do mundo, fez o certo. Agora, tem que se descobrir quem está fornecendo armamentos e munições para esses degoladores insanos.

    Curtir

  2. Jorge Luís dos Santos

    Serpentes se combatem com porretes!

    Curtir

  3. Paulo Bandarra

    Pois é, Brito. Os da Síria a gente sabe que são os americanos há seis anos.

    Curtir

  4. Tio Do lanche

    Manda o Lula que em 2 anos destrói o país inteiro deles…

    Curtir

  5. É só fundar o PT,que logo a Síria estará em frangalhos!

    Curtir

  6. Luciano Neves

    Quem está por trás do fornecimento de armas ao EI? Por exclusão: se não for eu nem você, só pode ser Putin!

    Curtir