Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vice-presidente dos EUA chega a Bagdá para analisar retirada do Iraque

Bagdá, 29 nov (EFE).- O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou nesta terça-feira, em uma visita surpresa, a Bagdá para analisar os detalhes da retirada das tropas americanas do Iraque, informou a rede de televisão ‘Al-Iraquiya’.

A previsão é que Biden se reúna com altos funcionários iraquianos, entre eles o presidente, Jalal Talabani, e o primeiro-ministro, Nouri al Maliki, para estudar os detalhes da retirada e o futuro dos laços entre ambos países.

A retirada definitiva das tropas americanas no Iraque está prevista para o final do ano, segundo o estipulado em 2008 entre Washington e Bagdá.

Embora ambos países tenham negociado a permanência de um número reduzido de soldados para se encarregar de treinar as forças iraquianas, esta possibilidade foi descartada perante a falta de acordo em certos pontos, como que os americanos contassem com imunidade.

O dirigente americano efetuou várias visitas ao Iraque, a última em janeiro deste ano, quando também se reuniu com os líderes iraquianos.

A viagem de Biden foi precedida por uma onda de violência no país, onde ontem morreram pelo menos 13 pessoas e 28 ficaram feridas em um atentado suicida contra um centro penitenciário nos arredores de Bagdá.

Além disso, também na segunda-feira, um míssil atingiu uma área próxima ao Parlamento iraquiano, na fortificada Zona Verde, onde se encontra a embaixada dos EUA. EFE